EURO 2012: Portugal – Espanha

por Patrícia Azenha Henriques, Membro nº12


Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futebol UEFA 2012. Hoje Portugal defronta a Espanha num combate que se prevê cheio de força, ambição, muita disputa, pragmatismo, mas também cautela. Sobretudo é um jogo entre seleções que se conhecem muito bem, alguns dos nossos jogadores mais representativos jogam no campeonato espanhol. É um combate muito aguardado por Portugueses e Espanhóis.

Através do artigo “Euro 2012:Portugal depois da fase de grupos”, onde analisei o mapa de Paulo Bento, mencionei que chegaríamos à final com forte possibilidade de ganharmos, isso implica que ganhamos à Espanha, mas achei interessante analisar como estará Ronaldo neste jogo, procurando reforçar esse cenário.

No artigo referido e em todos os outros relacionados, cujos links podem encontrar no final deste texto, mencionei também que uma análise exacta do desfecho de um jogo viria da análise dos mapas de todos intervenientes com a hora exacta, trata-se apenas de fazer um exercício através da análise de parte dos envolvidos que desempenhem um papel de destaque. Neste caso o Capitão Cristiano Ronaldo.

Portugal volta à Ucrânia, a Donetsk. No início do jogo este será o mapa do céu:

De que forma o mapa de Ronaldo se relaciona com o mapa do jogo e que engloba também os trânsitos do momento?



Podemos verificar que Júpiter natal está em conjunção estreita com o ascendente do jogo e em sextil estreito ao MC do jogo, que por sua vez faz uma conjunção exacta a Saturno natal que também está em sextil com o ascendente do jogo. Pode ver-se como é marcante este momento na vida de Ronaldo. Júpiter é um planeta da casa 1 de Ronaldo e Saturno é o regente do seu ascendente e também o regente do ascendente do jogo. Saturno e Júpiter fazem um sextil entre si no mapa natal e Saturno dispõe Júpiter.
 

Neptuno faz um sextil ao seu ascendente e Neptuno natal, e trígono ao descendente e a Plutão. Existe uma empatia natural no contacto com os outros, há uma percepção quase mediúnica daquilo que o rodeia, mas também podem ocorrer desilusões neste período apesar do carácter positivo dos aspectos.

Ronaldo tem Saturno em trânsito conjunto ao MC, representando um pico na sua carreira. Saturno retomou já o seu movimento directo e por isso irá caminhar francamente pela casa 10 de Ronaldo e com isto deixa de se aplicar ao MC, está em separação, o que pode ser menos favorável neste caso. De qualquer forma ainda está tão lento que se manterá no mesmo grau por mais 15 dias em conjunção ao MC, com 1º de afastamento.

Júpiter em trânsito afasta-se do sextil a Marte e Vénus e de uma conjunção a Quiron, está já longe da oposição a Saturno que lhe trouxe grandes dificuldades no início deste campeonato. Mas está a aplicar-se a um trígono a Mercúrio, regente da sua casa 6 e 9, trabalho e estrangeiro.

Marte está a fazer um sextil exacto a Saturno, vai-lhe dar a paciência, a resistência para ultrapassar a Espanha. Implica esforço e atenção ao detalhe. Marte aplica-se a um trígono a Júpiter, indicando um alto nível de energia, motivação, vigor físico.

Vénus está a fazer um trígono a Mercúrio e um sextil à Lua, trazendo harmonia, equilíbrio à sua mente racional e emocional, que estão em oposição no seu mapa pela oposição de Mercúrio e Lua. É interessante verificar que Mercúrio em trânsito também faz um trígono a Vénus Natal, reforçando a criatividade, a comunicação, a agilidade, há uma certa leveza e alegria, as amizades e bom relacionamento saem favorecidos, em grande parte por jogar contra habituais colegas de equipa. Mercúrio também estará a fazer um trígono a Marte, o que é excelente para enfrentar e superar desafios e é bom para fazer um bom discurso no final do jogo.

A Lua em trânsito aplica-se a uma conjunção ao MC, permitindo que Ronaldo sinta muito bem o que se passa à sua volta, esteja emocionalmente envolvido com o grupo que lidera, podendo retirar o melhor deles, mas também está susceptível às emoções dos outros nesse papel. Um trígono ao Sol, que dá uma harmonia grande entre o seu lado inconsciente e consciente, entre as emoções e a sua afirmação pessoal, é muito positivo. Um sextil a Urano, que poderá trazer algum nervosismo, mas sobretudo traz enorme excitação, Ronaldo está ao rubro por ir jogar com a Espanha.

A propósito do jogo contra os holandeses, em Kharkiv - Ucrânia, onde Ronaldo brilhou mais até agora, escrevi:

“O local do jogo é também um sítio importante para Ronaldo. No seu “relocation chart”, o ascendente passa a ser Aquário, e os seus regentes Saturno e Urano são os planetas mais elevados do mapa. Urano está na casa 10 em conjunção ao MC e Saturno está na casa 9. Este MC em Sagitário aspira a grandes feitos e sugere mudanças inesperadas pela presença de Urano. Aqui as suas facetas de rebeldia, originalidade estarão mais elevadas. O Sol faz um sextil ao MC, indicando brilho na sua imagem pública e carreira.”

Kharkiv é no lado oriental da Ucrânia, e Donetsk  também. Esta situação faz com que Ronaldo tenha o seu “relocation chart” semelhante ao jogo em Kharkiv, ou seja, a descrição do parágrafo anterior mantem-se para este local e para este jogo contra a Espanha. A promessa é que saia realçada a sua originalidade e brilhantismo neste lugar também. O termo do ascendente passa de Marte para Saturno, há um acréscimo das dificuldades.

Ronaldo está preparado para jogar com a Espanha, sente uma alegria e um bem-estar especiais, este jogo galvaniza-o e tem grandes probabilidades de se sair muito bem, no entanto enfrentará algumas dificuldades, requer paciência e atenção ao detalhe.

Eu estarei a torcer por um bom jogo de futebol, sem casos. Que vença Portugal!

Dados:

Cristiano Ronaldo, 5h25, 5 de Fevereiro de 1985, Funchal, Portugal
Jogo Portugal – Espanha, 21h45 (CET+1), Donetsk, Ucrânia


Artigos relacionados:
EURO 2012: Portugal depois da fase de grupos

EURO 2012: Portugal - Dinamarca

O capitão da seleção Cristiano Ronaldo

Federação Portuguesa de Futebol e o EURO 2012 – Firdária

Comentários