O Selecionador Nacional Paulo Bento

por Patrícia Azenha Henriques
imagem retirada do site do Record
Paulo Jorge Gomes Bento nasceu em Lisboa, às 21h05 do dia 20 de Junho de 1969 (AA).

Com ascendente em Capricórnio, Paulo Bento tem uma expressão dinâmica, pragmática e eficiente, com o regente Saturno em Touro na casa 4 em trígono ao ascendente, a tradição, a família, o lado conservador, concretizador é muito forte na sua personalidade e serve de base à sua vida. A Lua em Virgem, muito prática, engenhosa e meticulosa faz um trígono ao ascendente reforçando as características de terra na sua personalidade, na sua motivação primária e confere uma empatia natural no contacto com os outros, com o público em geral. Para o Paulo Bento a segurança emocional e material é de extrema importância. A oposição do Sol ao ascendente demonstra a importância que os outros têm para si, as associações são de extrema importância e é através delas que procura e obtém a sua realização pessoal.
O Temperamento de Paulo Bento é uma mistura de Melancólico-Sanguíneo, embora o primeiro seja mais forte, ele oscila entre os dois, apresentando um temperamento muito equilibrado. O lado sanguíneo mais comunicativo, alegre, activo, espontâneo e superficial equilibra-se muito bem com o lado melancólico, mais reservado, concentrado, paciente, concretizador e profundo.
Marte em Sagitário, regente do ascendente por exaltação, encontra-se na casa 11, conferindo-lhe grandes capacidades de liderança no meio dos amigos, dos grupos em que se insere. É um marte de fogo, apaixonado e com grandes ideais, no entanto estes ideais têm que ter uma base racional, meticulosa, são focados, uma vez que o dispositor de Júpiter está em Virgem. Mas nem sempre é fácil, porque a oposição de Marte a Mercúrio leva-o a que, em situações de tensão, o discurso se torne agressivo, impulsivo, fomenta o conflito e é propenso a cortes.
Mercúrio é um planeta muito importante na personalidade e vida de Paulo Bento, é o almutem figuris e a par com Vénus, o planeta mais forte do mapa. É conhecida a sua grande memória, é alguém muito racional, comunicativo, multifacetado e bastante adaptável a todas as situações, a sua curiosidade e engenho e grande capacidade de trabalho são evidentes. Mercúrio dispõe a Lua, o Sol, Júpiter, Urano e Plutão, rege a casa do trabalho, do serviço e também a casa dos ideais, do estrangeiro. Estando Mercúrio conjunto à cúspide da casa 6 e regendo esta casa, ainda dá mais importância a este planeta, principalmente na forma como trabalha, concretizando, com grandes probabilidades de sucesso, tudo aquilo a que se propõe nesta área.
De facto o mapa promete sucesso no seu trabalho e carreira, além do já referido em relação a Mercúrio, temos Vénus muito forte em Touro a reger a casa 5 do desporto e a casa 10 da carreira e imagem pública. Temos a parte da fortuna, disposta por Vénus conjunta ao MC. Temos um sol forte por estar angular em conjunção ao DSC, em trígono ao MC e à parte da fortuna e disposto por Mercúrio.
Na altura que Marte por progressão passou a direto, Paulo Bento resolveu dizer aos pais que não queria estudar mais e começou a trabalhar no restaurante dos pais e jogava futebol em clubes menores. Por volta dos 19/20 anos, quando entra na Firdária de Júpiter, Paulo começa a sua carreira profissional de jogador de Futebol que duraria 15 anos, até 2004. Com 35 anos na Firdária Marte/Mercúrio, ambos em oposição no mapa, deu-se efectivamente um corte e começaria uma nova etapa na sua vida, a de treinador. Começou de imediato a treinar os juniores do Sporting e quando Peseiro foi despedido, ocupou o lugar de Treinador Principal do Sporting, em 2005. Os títulos vieram na firdária de Marte/Júpiter (Taça de Portugal e Supertaça) e na Firdária Sol/Sol (Taça de Portugal, Supertaça e Taça da amizade).
Em Setembro de 2010, aos 41 anos, na Firdária Sol/Vénus foi contratado pela Federação para dirigir a Selecção Nacional e resolver assim uma das crises mais complicadas da história deste organismo. Com muita tranquilidade, conduziu a selecção e alcançou o apuramento para o campeonato europeu 2012, na firdária Sol/Mercúrio que se manterá ainda no decorrer da competição. Já falámos da enorme importância que Sol e Mercúrio têm no mapa de Paulo Bento, não fazem aspecto entre si, mas Mercúrio dispõe o Sol. Há uma promessa de visibilidade, de sucesso conferida pelo Sol e como Mercúrio rege a casa do estrangeiro e dispõe 3 planetas e o nodo sul na mesma casa, este período é marcante na sua vida profissional.
Neste momento o ascendente profetado está em Caranguejo, que abre a casa 7 do mapa natal e a Lua está na 8 em sextil ao Sol e à casa 7 e em trígono ao ascendente. É bem demonstrativo da recente renovação do contrato de seleccionador nacional que lhe deu a possibilidade de estar presente neste europeu. O aniversário de Paulo Bento é no dia 20 de Junho em plena competição, já depois da fase de grupos, aí o ascendente profetado encontra-se em Leão na casa 8, mas o regente é o Sol em conjunção à casa 7 o que é muito positivo por tudo o que já foi dito do Sol.
O retorno solar para 2012, no dia 20 de Junho e sem desenvolver demasiado para não tornar este texto demasiado longo, tem o Sol em conjunção exacta ao ascendente do retorno solar, o que mais uma vez confirma a promessa de brilho pessoal, mas ao serviço dos outros, o descendente natal também está em conjunção ao ascendente do retorno.
Quando analisamos as progressões secundárias encontramos três indicadores fantásticos de um período muito importante na sua vida de uma forma positiva. O MC progredido está em conjunção exacta com Marte natal, Vénus progredida está em conjunção exacta com o Sol natal e Mercúrio progredido está em sextil exacto ao MC natal. Estamos a falar dos planetas mais importantes do mapa de Paulo Bento.
Deixo a análise de trânsitos para os textos sobre os jogos que Portugal vai realizar.
Perceber se esta promessa de sucesso significará apenas a presença num europeu de futebol, a visibilidade mundial que obterá, a possibilidade de uma boa campanha que não seja necessariamente a vitória final, ou mesmo a vitória final, para isso será necessário analisar em concreto cada jogo, com a ajuda dos mapas de outros intervenientes na Selecção.
 
Artigos relacionados:

Comentários

  1. É pena que não dê para saber exactamente em que lugar afinal fica a selecção de Paulo Bento . Mas gostei de saber mais / menos como vai ficar . A senhora Patrícia deixou as coisas assim deixou tudo no ar .

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo seu comentário "o teu canal".

    Se puder consultar os artigos relacionados anteriores a este, cujos links estão no final do texto perceberá melhor o objectivo e o contexto desta análise do mapa de Paulo Bento. Convido-o a ler os textos já publicados e a acompanhar os seguintes ainda a publicar, onde serão analisados os jogos de Portugal à luz da astrologia.

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ! " O teu canal " chama - se Pedro como não sei pôr o nome nisso ficou assim . Nesse mesmo dia li os artigos que estavam em baixo os dois . E cheguei a comentar num desses artigos . Penso que comentei o que era da federação de futebol Português . Se bem que na minha opinião temos selecção para lutar até ao fim . Os da comunicação social é que viram a cabeça dos portugueses dizem que os nossos jogadores não conseguem chegar longe na competição . É verdade que o país está virado ao contrário . Ahh ! Como este artigo foi o primeiro que li , nesse dia ficou assim , a minha sabedoria ficou " às fatias " mas como já disse foi lê - lo depois . Eu cá sou um apaixonado por futebol à mesma não iria perder nenhum jogo e também gosto muito do mapa astral acho bonito . Só gostava era do saber ler . Bem , o convite foi aceite . Penso que o meu texto deve estar uma barafunda mas foi o que me veio à cabeça . Espero não ter dito nada de errado .

      Saudações !

      Eliminar
  3. Por acaso não sabia que este texto foi publicado no dia 6 no mesmo dia que postei aqui o comentário . Desde o dia que conheci o mapa astral isto não me sai da cabeça . Conheci - o à cerca de um ano e meio talvez um pouco mais .

    ResponderEliminar
  4. Fantástico Pedro, a Astrologia está aberta a todos que a queiram estudar, é algo que se aprende e que se aplica, com muito estudo mas que é sempre um prazer à medida que ela se vai revelando.
    Portugal tem escolas boas onde pode aprender Astrologia. Se for essa a sua intenção terei todo o gosto em encaminhá-lo para alguma delas de acordo com a sua disponibilidade, ou ainda tem a possibilidade de fazer cursos on-line.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem , eu por acaso tenho quem me ensine a astrologia . O meu professor do Porto . Ele é astrólogo . Só que é assim eu tou muito corioso por aprender a ler o mapa astral . Eu não acreditava nestas coisas mas depois fui a ver isto e é mesmo verdade .

      Eliminar
  5. Mas já agora fico corioso quais são os sites online para fazer o curso e as escolas também .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário