Astrologia Empresarial*

por Patrícia Ungarelli - membro nº14


Uma das especializações mais interessantes da Astrologia é a chamada Astrologia Empresarial, ou seja, aquela aplicada à análise de negócios e de situações empresariais em geral. Não é de se estranhar que muitas pessoas ­ficam surpresas quando falamos dessa especialidade. Afi­nal de contas, no mundo dos negócios onde supomos que tudo seja tão racional, objetivo e prático, como a Astrologia poderia se inserir?

Exatamente por esse motivo. Apesar de muitas linhas fi­losó­ficas e a própria História tentarem colocar a Astrologia em um patamar “místico e quase religioso”, não podemos esquecer que há uma base matemática e bastante concreta em seus fundamentos essenciais. E partindo dessa efi­ciência e objetividade é que podemos sim utilizar a Ciência Humana para orientações de negócios, empresários e empresas.

O raciocínio é análogo ao que conhecemos sobre Astrologia pessoal, ou tradicional. A Astrologia Empresarial fornece subsídios para orientar empresários e empresas nos seus mais variados aspetos, dentro da mesma conceção utilizada para trabalhar com pessoas, isto é, Astrologia não é “adivinhação”, mas sim um sistema matemático-simbólico capaz de fornecer dados para fazermos previsões e diagnósticos.

A única diferença é que quando utilizamos essa especialização para abrir negócios, empresas, pode ser defi­nida a “data de nascimento”, escolhendo assim o Mapa Astral, o que já é uma grande vantagem nesse mundo competitivo e agressivo, o qual conhecemos como “Mercado”. Por exemplo, indicar o melhor momento para a abertura (nascimento) de um negócio, analisar sua atuação no mercado com sugestões acerca da hora mais adequada para lançar produtos, criar eventos promocionais, fazer investimentos (sugerindo, inclusive o tipo), realizar mudanças na administração, contratar pessoal, e fazer análises de equipa, tudo isso utilizando o mapeamento dos planetas, ou como o conhecemos, o Mapa Astral.

Outra grande diferença nessa especialidade é a forma como o Astrólogo atua enquanto profissional. Em muitos casos não é em apenas uma consulta que esse trabalho é realizado, sendo necessário ser feito em forma de Consultoria. Então atuamos como Consultores Astrológicos, e temos uma postura adequada a essa função. Isso possibilita uma maior credibilidade junto a instituições e empresas, onde o normal seria a Astrologia não ter acesso, mas que trabalhando em forma de consultoria a abordagem é diferente.

Do ponto de vista astrológico a forma de trabalhar é bastante similar, portanto utilizamos também o Mapa Astrológico, conhecido popularmente como Mapa Astral, sendo o instrumento fundamental de trabalho do consultor astrológico empresarial.

Este Mapa é baseado no cálculo das posições do Sol, da Lua e dos planetas de nosso sistema solar, em relação a um ponto especí­fico na Terra e a uma determinada hora, a nossa hora de nascimento. Mas no caso estaremos falando sobre “nascimento de empresas, empreendimentos, negócios”.

Este determinado momento do céu em relação à Terra irá marcar em que ponto de cada ciclo astronómico houve o nascimento ou o início da atividade empresarial. E seguindo essa linha de raciocínio qualquer evento sobre a superfície da Terra pode ser analisado sob a ótica astrológica, tendo apenas que possuir um início determinado em termos de tempo e espaço.

É a partir deste determinado momento que o consultor astrológico empresarial irá estudar os efeitos cíclicos ao longo do desenvolvimento da atividade. O princípio é simples: nada está parado no Universo, e sim, em movimento cíclico. Assim ­ca fácil compreender que passados alguns minutos, aquele “ponto focal” já não será o mesmo, e é este movimento que indicará as chamadas tendências astrológicas da empresa em questão.

Da mesma forma que uma empresa contrata empresas de consultoria para diagnosticar eventuais problemas operacionais, ou administrativos, de liderança, de gestão de pessoas, de lucratividade e solucioná-los mediante seus métodos e processos próprios; a Astrologia Empresarial é também um método com seus processos próprios e metodologia para realizar esse mesmo trabalho. A grande diferença que temos é que utilizando a Astrologia para essa ­finalidade temos a possibilidade de analisar “tendências empresariais” de forma mais efi­ciente e com grande percentagem de acerto, pois estamos lidando com as técnicas de previsão e sabemos o quão e­ficiente elas podem ser.

Resumindo temos uma ferramenta poderosa de vantagem competitiva, que permite que as lideranças empresariais tenham uma visão mais clara dos factores ambientais, um objetivo diagnóstico situacional e potencial de sua empresa, o que por si só já permite a elaboração de ações estratégicas e planeamento efi­ciente rumo à conquista de metas e realizações.



*Artigo publicado no Jornal Astrológico da ASPAS – Nº1 - Julho a Setembro 2012 - pág. 33

Comentários