Qualidades, Elementos e Temperamentos*

por Patrícia Azenha Henriques - membro nº12

Os quatro elementos – Terra, Água, Ar e Fogo - "Viridarium chymicum", 1624


Os signos que todos conhecemos têm como base características que lhe conferem uma energia única.

Porque dizemos que Carneiro é ousado, Balança é sociável ou Peixes é sensível? Um dos atributos dos signos são as qualidades que caracterizam a matéria, combinadas dão origem aos elementos e aos temperamentos. Esta é uma das bases mais importantes da Astrologia.

As qualidades primitivas são o Quente, o Frio, o Seco e o Húmido. O Quente e o Frio são qualidades activas que têm a capacidade de criar e transformar a matéria através da sua acção. O Frio e o Quente têm a capacidade de transformar o grau de humidade e secura da matéria. Assim, o Húmido e Seco são considerados qualidades passivas influenciadas pelas qualidades activas.

O Quente está associado à acção, à força centrífuga, exteriorização, expansão, luz, calor, leveza, ao masculino. O Frio está associado aos estados estáticos, à reacção, à força centrípeta, interiorização, contracção, escuridão, peso, ao feminino.

Estas duas qualidades activas e opostas trabalham juntas para criar estados de humidade e secura e no extremo as qualidades passivas Húmido e Seco.

A qualidade Húmida segue o princípio da condensação em que a qualidade Frio transforma o estado gasoso no estado líquido, está associado a coisas sem forma definida, totalmente adaptáveis ao espaço existente, moldáveis, escorregadias, fluidas.

A qualidade Seco segue o princípio oposto pois a secura criada pela qualidade Quente transforma a matéria num estado sólido, está associado a forma fixa, dureza, tensão, aqui não há adaptabilidade nem fluidez.

Das qualidades nascem os elementos Fogo, Terra, Ar e Água, juntando qualidades activas com as qualidades passivas temos:

Quente e Seco = Fogo

Frio e Seco = Terra

Quente e Húmido = Ar

Frio e Húmido = Água

Ao misturarmos as qualidades misturamos as suas características. Fogo e Ar, porque partilham a qualidade Quente são activos, ligados ao princípio masculino e à força centrífuga. Fogo por ser Seco é mais tenso, rígido do que Ar, que por ser Húmido, é mais  adaptável. Terra e Água, porque partilham a qualidade Frio são passivas, ligadas ao princípio feminino e à força centrípeta. Terra, por ser Seco, é mais rígida do que Água, que por ser Húmido, é mais adaptável.

Quando as qualidades e os elementos são transportados para a Astrologia Natal, o seu equilíbrio ou falta dele define comportamentos e personalidades mais ou menos equilibradas, o excesso ou falta de qualidades ou elementos significam comportamentos e personalidades mais extremas. Os elementos são encontrados em tudo o que existe na Terra, no Universo, quando aplicados a nós, as pessoas, são denominados de temperamentos.

O Fogo define o temperamento Colérico, a Terra define o Melancólico, o Ar define o Sanguíneo e a Água define o Fleumático.

As pessoas são definidas pelo seu temperamento na sua aparência, na sua personalidade, na sua saúde, é no equilíbrio dos temperamentos que se encontram equilíbrios em todas as esferas da vida de uma pessoa. Este é o princípio mais importante da Medicina Antiga, os médicos eram astrólogos que baseavam a sua acção no equilíbrio dos humores associados directamente aos temperamentos.

Normalmente as pessoas são uma combinação de temperamentos. Apresento de seguida algumas características de personalidade associadas a cada um dos temperamentos:

Colérico: acção, coragem, extroversão, entusiasmo, ambição, liderança, impulsividade, impaciência, agressividade, insensibilidade

Sanguíneo: acção, socialização, comunicação, sensibilidade, versatilidade, superficialidade, dispersão, inconstância

Melancólico: reserva, introversão, pragmatismo, objectividade, eficiência, concretização, concentração, paciência, preserverança, insensibilidade, pessimismo, desconfiança

Fleumático: passividade, reserva, introversão, sensibilidade, receptividade, emoção, empatia, adaptabilidade, serenidade subjectividade, incongruência, timidez, preguiça.

Em astrologia os signos e os planetas, como tudo no Universo, estão associados às qualidades, elementos e temperamentos que vão contribuir para sua definição e acção.

Quente + Seco = Fogo = Colérico está associado a Carneiro, Leão, Sagitário e Marte. O Sol tem as qualidades Quente e Seco mas varia o seu temperamento de acordo com a estação do ano. Primavera = Sanguíneo, Verão = Colérico, Outono = Melancólico, Inverno = Fleumático.

Frio + Seco = Terra = Melancólico está associado a Touro, Virgem, Capricórnio, Saturno, Mercúrio (moderadamente seco) e Nodo Sul.

Quente + Húmido = Ar = Sanguíneo está associado a Gémeos, Balança, Aquário, Júpiter, Vénus (para alguns autores tradicionais) e Nodo Norte.

Frio + Húmido = Água = Fleumático está associado a Caranguejo, Escorpião, Peixes e Vénus (para alguns autores tradicionais). A Lua tem as qualidades Frio e Húmido mas varia o seu temperamento de acordo com a sua fase. 1º Quarto = Sanguíneo, 2ºQuarto = Colérico, 3º Quarto = Melancólico, 4ºQuarto = Fleumático.

O cálculo do temperamento de um mapa natal é feito com base na análise do Ascendente e seu regente, Lua, Sol e Almutem Figuris e dos signos e planetas a eles associados por localização, aspecto ou disposição.


*Artigo publicado no Jornal Astrológico da ASPAS – Nº1 - Julho a Setembro 2012 - pág. 38

Comentários