Caso Real - Pergunte ao Astrólogo*

por Luiza Azancot - membro nº15


Esta coluna responde a uma pergunta de um leitor (a) e explica como um astrólogo organiza a informação que é dada pelo tema astral e a põe no contexto de vida do cliente. A forma como cada astrólogo analisa a multiplicidade de informação dada pelos símbolos planetários depende da sua formação, das suas preferências pessoais e da sua experiência. Um grande número de técnicas são válidas desde que a simbologia e a boa pática astrológica sejam respeitadas. Esta reflete a forma como trabalha Luiza Azancot, astróloga C.A. NCGR-PAA.

Pergunta feita por L., 37, solteira sem ­lhos (nome e dados de nascimentos são con­fidenciais):

A loja onde trabalho, no ramo de acessórios de moda de luxo, vai fechar em Dezembro de 2012. Ficarei desempregada. Gostava de fazer uma mudança total de vida e enveredar por um caminho menos materialista e mais espiritual pondo seriamente a hipótese de emigrar para um país onde o custo de vida seja menor. O meu tema suporta esse desejo? Será oportuno fazê-lo?

Considerando os planetas pessoais e o Ascendente, L. tem um tema equilibrado em termos dos elementos. A Lua em fogo, o Sol e o Ascendente em terra, Mercúrio e Vénus em ar e Marte em água. Também não tem nenhum desequilíbrio relativamente aos modos uma vez que os três principais indicadores da personalidade, Sol, Lua e Ascendente estão respetivamente em signos fi­xos, cardinais e mutáveis. L. nasceu sob uma lua balsâmica, isto é antes da lua nova, quando o ciclo lunar está quase terminar, o que indica que a sua personalidade está bem equipada para lidar com o ­fim de qualquer coisa seja ela relacional ou de outro aspeto da sua vida.

Mercúrio e Vénus em Gémeos estão OOB, isto é com uma declinação superior à da eclíptica o que indica que nos assuntos regidos por estes planetas L. não conhece limites e que pode ser difícil restringir as suas ideias e as áreas de vida regidas por Vénus.

Estes dois planetas são especialmente fortes, Mercúrio por se encontrar no seu próprio signo e por reger o Ascendente. Vénus, regente do MC, tem uma declinação elevada de 25º e 48’ e está no grau 29º (anarético) o que indica uma grande necessidade de libertar a sua energia. Estas duas características dão-lhe uma força especial.

O aspeto da carta é um Seesaw, o que signifi­ca uma procura de equilíbrio entre dois extremos, ancorado em duas oposições - Lua / Úrano e Mercúrio / Neptuno. Não é uma carta com muitos aspetos dinâmicos e só apresenta uma quadratura, entre Júpiter e Saturno, uma tensão entre expansão, entusiamo, aventura e prudência, consolidação, praticabilidade.

O Nó Lunar Norte (cabeça de dragão) está em Sagitário na casa 4 indicando que a carreira no sentido clássico e materialista da palavra não é importante para o percurso de vida de L.. As fortes ligações à família e pais de origem devem ser geridas tendo em conta o apelo de Sagitário no contexto do alargamento de horizontes quer sejam ­filosófi­cos, religiosos e mesmo geográfi­cos. A conjunção com Neptuno, se bem que ampla, deve ser considerada em face do assunto da pergunta. Além da informação impressa na carta, calculei o midpoint entre o Sol/Lua que está a 7º 46’ de Touro e o midpoint entre o Ascendente/Meio-do-céu que está a 15º 04’ de Caranguejo, isto é conjunto a Saturno.

Presto atenção às conjunções das principais estrelas fi­xas com os planetas natais. São duas que estão conjuntas a Saturno, Sirius e Canopus, ambas acrescentam a Saturno um sentido jupiteriano de procura de algo sagrado e com verdadeiro signifi­cado. Como L. falou em espiritualidade, veri­fiquei a posição do asteroide Vesta que se encontra a 12º de Peixes em trígono a Saturno.

Saturno que à primeira vista não apresenta uma posição muito dinâmica tem ganho relevância com esta análise: a conjunção com as estrelas fi­xas, o trígono a Vesta e sobretudo a conjunção ao midpoint Asc/Mc. Esta conjunção indica que Saturno tem um papel importantíssimo no processo de integração da experiencia vivida. São as qualidades de Saturno que terão um papel crítico nas épocas de grande transição, quando são feitas escolhas fundamentais que mudam o percurso de vida. É exatamente o que se passa no momento presente tal como foi de­finido por L.

A lua balsâmica de L. ajuda-a dizer “o passado acabou”. Largar, transitar e transformar são as palavras-chaves desta fase do ciclo lunar. As qualidades do Nó Lunar Norte, por signo e conjunção com Neptuno apontam para um caminho evoluído espiritualmente. O sextil entre o Sol e Marte dá-lhe a capacidade de conseguir o que quer, de abrir as portas que precisa para ter sucesso neste percurso.

L. até agora tem vivido as energias de Mercúrio e de Vénus, os seus planetas OOB, a um nível super­ficial no contexto do seu trabalho. Estudou contabilidade, actividade perfeitamente adaptada ao seu Ascendente regido por Mercúrio, e no início da sua vida pro­fissional o contacto com o público dava-lhe muito prazer.

Contudo este processo de transição deverá ser gerido com prudência para dar expressão às outras energias do tema. As contradições entre uma Lua em Carneiro em oposição a Úrano que exige imediatismo e liberdade e um Sol em Touro que gosta de segurança, e a conflito entre Júpiter e Saturno, têm que ser tomados em conta. Sobretudo considerando a importância de Saturno nesta viragem de vida é necessário um planeamento cuidado evitando precipitações. Além disso, com a possibilidade de fantasiar a nova vida (oposição Mercúrio e Neptuno), é essencial avançar com passos fi­rmes.

Tomadas estas precauções, a resposta à primeira pergunta sobre uma mudança de vida menos material e mais espiritual é um retumbante sim.

Quanto à segunda pergunta sobre se é oportuno fazê-lo proximamente tenho os seguintes comentários:

L. soube que a loja ia fechar em meados de Abril, praticamente no dia em que Júpiter fez a única passagem num ciclo de 12 anos sobre o seu Sol. A voz de Júpiter, o regente do Nó Lunar Norte e o dispositor de Neptuno, diz: “Para atingires o teu potencial, para te tornares quem és, vai, aqui está a oportunidade de que no fundo estavas à espera. Sei que é sempre um bocadinho difícil para o signo ­xo de Touro encetar um processo de mudança por isso o Universo manda-te este empurrãozinho”. Este trânsito encontra-se confi­rmado por uma conjunção por arco solar de Júpiter ao Sol. Não restam dúvidas sobre a mensagem de Júpiter.

Vejamos os outros ciclos e trânsitos. O ciclo dos nós lunares dá outra confi­rmação, uma vez que este ciclo de 19 anos se renova em Julho de 2012.

Lua Nova progredida de L. foi em Gémeos na casa 9 em 2006. Segundo me informou, foi nessa altura que a transição para um conhecimento mais espiritual começou. Esta lua nova progredida conjunta a Mercúrio assinalou o início de estudo de religiões orientais tendo entretanto já passado a uma prática enquadrada num templo. Em termos do ciclo da lua progredida o momento de decisão chega com o quarto crescente que é justamente em 2013.

Saturno fez uma quadratura a si próprio em 2011, ano que marcou a realização de que a vida que levava não a satisfazia e o desejo de mudança foi-se consolidando. Recentemente Plutão completou uma quadratura a si próprio o que deu nova força à vontade de deitar fora o que já não serve, pra deixar espaço para o “renascer”.

Úrano, o planeta da mudança está na casa 8 da transformação fazendo oposição a Plutão (regente natural da casa 8). Mais uma dupla mensagem com fortes indicações de uma nova vida. L. tem um companheiro que em princípio a acompanhará nesta mudança. Ela até agora tem sido ­financeiramente independente e pensa vender o seu apartamento para ­financiar o ano transição de ambos. Muito cuidado com os recursos conjuntos. Com Úrano na 8 é mais prudente manter a parte ­financeira separada da parte relacional sobretudo tendo em conta o trânsito de Neptuno ao Descendente. Se por um lado a espiritualidade passa para cima da linha do horizonte ­cando mais visível ao mundo por outro lado não se pode descontar a possibilidade de que L. possa atrair ou entrar em contacto pessoas que a tentem explorar, enganar, aliciar para negócios menos claros.

É uma época em que investimentos quer relacionais quer ­financeiros devem ser feitos com muito cuidado porque Neptuno vê com “óculos cor-de-rosa”.

Se por um lado este trânsito pode acarretar alguns perigos e desilusões, a quadratura de Neptuno aos nós lunares constitui a indicação mais forte de que o momento não só é oportuno como é o mais oportuno da sua vida. As quadraturas de planetas lentos aos nós lunares, criam uma tensão a ambos os lados do percurso de vida que exige acção e proporcionam enormes oportunidades de mudança e crescimento. Este trânsito é a confirmação ­final que, tomando as precauções impostas por Neptuno no Descendente e seguindo cautelosa, mas fi­rmemente o processo de mudança recomendado por Saturno, 2013 é o ano oportuno para L. fazer uma grande mudança de vida e seguir o seu caminho numa via mais autêntica.

Vai ser ajudada nesta transformação por Plutão uma vez que por trânsito faz um trígono ao midpoint Sol/Lua e que por se encontrar na casa 5 pede uma revitalização da criatividade de L., coisa que ela também deseja para dar mais expressão à sua Vénus. O próximo trânsito de Úrano conjunto a Júpiter natal poder-lhe-á abrir possibilidades inesperadas e facilitar tudo o que se refere à ida para o estrangeiro. Durante 2013 Saturno fará um trígono a si próprio o que permitirá a L. um tempo de preparação sem sobressaltos, nomeadamente fazer uma viagem exploratória para se assegurar da viabilidade dos seus planos.

L. fala espanhol e indicou que gostaria de explorar locais na América do Sul ou na América Central onde o custo de vida não fosse elevado e tivesse possibilidade de trabalhar. A casa do estrangeiro (9) alberga os dois luminares e com o Nó Lunar Norte em Sagitário, a ideia de emigrar parece astrologicamente viável.

Porém aconselhei um local que fosse relativamente seguro para satisfazer o lado da sua personalidade que exige segurança. Por exemplo a Costa rica. Veri­fiquei através da técnica de Astro cartografi­a que aí L. tem uma forte energia de Saturno. Não será um país muito divertido para férias, mas sim um local muito indicado para construir com esforço e trabalho uma nova vida menos material, mais evoluída espiritualmente, sobretudo dadas todas as características do seu Saturno natal. Com a prevalência do turismo na Costa Rica, a possibilidade de expressão dos seus planetas OOB de forma a que possa ganhar algum dinheiro é uma realidade. Isto contenta sempre um Touro, mesmo uma que procura a transformação do seu mundo material (Plutão na casa 2).



*Artigo publicado no Jornal Astrológico da ASPAS – Nº1 - Julho a Setembro 2012 - pág. 42

Comentários

  1. Leitura muito interessante...
    Começo a interessar-me pela técnica da astrocartografia e gostaria de saber se a energia forte de Saturno se deve ao facto de este estar em conjunção a algum ângulo em particular. Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, a sua pergunta faz muito sentido porque e' uma das razoes pelas quais um planeta ganha forca num local. Neste caso trata-se da outra razao: "Planet Direction" ou "Local Space Line" que indica a direccao em que o planeta se encontra visto da localizacao escolhida. Estas linhas de energia sao mais concentradas que as dos angulos - uso so' 50 km para cada lado. Se quiser mais explicacoes nao hesite em contactar-me directamente

      Eliminar

Enviar um comentário