Diário de uma astróloga – [49] –10 de Abril de 2013 - Yin e Yang no quadro astrológico de Março / Abril

Diário de uma astróloga – [49] –10 de Abril de 2013
Yin e Yang no quadro astrológico de Março / Abril
Luiza Azancot Membro No. 15



A primeira referência a estas designações aparece no “I Ching” (Livro das Mutações) aproximadamente em 700 A.C.e determinava que todos os fenómenos podem ser reduzidos à dicotomia Yin – Yang. A astrologia não é excepção. Analisando as características de cada um percebe-se que os signos de terra e água são yin e os de fogo e ar são yang.

Yin – Terra /Água                                                                          Yang – Fogo / Ar
Principio passivo                                                                              Principio activo
Feminino                                                                                          Masculino
Produz forma                                                                                   Produz energia
Crescimento                                                                                    Génese
Noite / Sombra                                                                                Dia / Luz
Lado direito                                                                                     Lado esquerdo
Norte e Oriente                                                                               Sul e Ocidente
Ouvir / Introversão                                                                           Falar / Extroversão
Contracção                                                                                      Expansão

Para os audiófilos, aqui estão duas peças, as mais yin e yang que encontrei no meu repertorio de músicaclássica:
Yin: Samuel Barber Adagio for Strings   http://www.youtube.com/watch?v=1dPDO3Tfab0      
Yang: Richard Strauss “Also Sprach Zarathustra”abertura de “2001 Odisseia no Espaço”


Há pessoas que pela distribuição dos seus planetas por signos yin ou yang estão mais à vontade num mundo do que noutro. Existem também culturas que privilegiam fortemente um dos lados. Por exemplo é muito mais fácil ser yin no Japão do que nos USA.As actividades caracteristicamente japonesas tais como o ritual do chá, passear em jardins zen destinados a facilitar a meditação, pacientemente dobrar o origami até atingir a forma perfeita, são na sua essência yin. Nos USA privilegia-se a acção, a rapidez, a agressividade, sendo as características yin vistas como fraquezas.

Esta dicotomia que reflecte a ordem do Universo tem uma beleza que consiste na sua interdependência,não existem um sem o outro, e sucedem –se. Quando acaba a noite, começa o dia e quando acaba o inverno começa a primavera. Traduzindo para signos astrológicos quer dizer que quando acaba Peixes começa Carneiro / Aries / Aries.

Não existem épocas totalmente yin ou totalmente yang mas este ano a diferença de energias entre Março e Abril merece referência sobre este aspecto. No meu diário nº 46 de 27 de Fevereiro falei sobre a excepcional concentração de planetas no signo de Peixes nos dias 10 e 11 de Março. Sendo Peixes o signo yinpor excelência aconselhei como actividades meditar, rezar, ter empatia, sonhar, passear e boiar.

Hoje, dia de Lua Nova em Carneiro / Aries a situação é muito diferente. A Lua Nova é o momento em que o Sol e a Lua se encontram juntos no mesmo grau de longitude celeste. Estão portanto ambos em Carneiro / Aries. Com eles estão também Vénus, Marte e Úrano.

Carneiro / Aries, por ser o primeiro, é o mais yang de todos os signos. Se Peixes a nível simbólico representa o líquido amniótico, Carneiro / Aries é o grito do recém-nascido. É o signo que em voz bem alta diz “EU SOU!”, “EU VOU!”. Quem sou e para onde vou isso são perguntas a fazer sob outros signos. Aqui trata-se da afirmação do ser no seu modo mais absoluto, mais directo, sem hesitações. É o anúncio da Nike “Just do it!”.

A esta energia de Carneiro / Aries junta-se a da Lua Nova que é o início de um ciclo que se repete cada 29 dias. Mas a Lua Nova em Carneiro / Aries é uma dupla dose de início, a nível solar e a nível lunar. É altura para olhar com confiança para o futuro, para as possibilidades à nossa frente. Estamos na faixa do “Principiante”, e apesar dos problemas serem os mesmos, o Universo convida-nos a olhar para eles com outros olhos, a procurar soluções novas. Nada de grandes planos a longo prazo, o imediatismo de Carneiro / Aries exige acção que possa ser implementada já.


Durante esta semana o Sol e Marte vão andando lado a lado culminando no dia 17 de Abril dia em que se juntam dando a todos os nós força, auto-suficiência, coragem e vontade de agir.

Sem esquecer que a sabedoria é o equilíbrio entre yin e yang vamos aproveitar este empurrão cósmico para deixar de boiar e deitar as mãos à obra.

Comentários