Encontro com Astrologia - Márcia Ferreira Silva - membro nº 82 - sede da Aspas

Neste passado dia 24 de Maio, em mais um "Encontro com a Astrologia", recebemos na sede da Aspas a astróloga Márcia Ferreira Silva, membro nº82, para a apresentação do Curso de Introdução á Astrologia /Psicológica.

Com a casa cheia, o curso deu inicio às 10h30, com uma sondagem prévia ao conhecimento e expectativas dos participantes relativamente à temática. A 1ª parte começou por uma introdução às teorias de Jung em que se explicaram o significado de conceitos alicerçantes aos estudos psicológicos como os conceitos de "Arquétipo", "Sombra", "Persona", "Superego", entre outros.


Tendo a Astrologia sempre presente, as configurações astrológicas foram entendidas como símbolos de processos arquetípicos que ocorrem/manifestam tanto interiormente como exteriormente, compreendendo para isso que o mundo é um espelho do que se vive intrapsiquicamente (sincronicidade). Daqui avançamos para o aprofundamento da noção de complexos e através da interpretação de vários mapas que serviram de exemplos práticos, entendeu-se o funcionamento destes quando considerados os planetas como impulsos, transmissores de agressividade, emocionalidade.... e tendo o Sol um papel de mediador desses impulsos e possuidor de  necessidades básicas.

Na 2ª parte do curso a atenção foi para os temas da psicopatologia através de uma analise mais pormenorizada aos vários agrupamentos de transtornos de personalidade, cada um deles englobando outras variantes. Aqui estabeleceu-se uma correlação entre os vários transtornos apresentados com os arquétipos representados por todos os signos/planetas, ficando-se assim a reconhecer que, para cada um desses arquétipos, existe sempre uma forma de transtorno intimamente associado que pode encontrar repercussão através de padrões/configurações astrológicas especificas e mediante determinadas condicionantes que são necessárias para se considerar como transtorno.

O curso terminou às 18h30, mas cedo se percebeu que a aprendizagem sobre o tema estava longe de se esgotar, compreensível atendendo à complexidade do próprio ser humano. Através deste curso procurou-se de uma forma introdutória dar a conhecer as pontes de contacto entre duas áreas naturalmente complementares, procurando atrair os mais interessados para o seu estudo, já perspetivando futuros desenvolvimentos para a divulgação deste conhecimento emergente em importância.

A presidente da Aspas, Isabel Guimarães convidou a astróloga Márcia Ferreira Silva, para leccionar este Curso de Astrologia/Psicologia em Portugal na sede da Aspas. Foi com alegria que confirmamos a presença da Márcia em Portugal, para a realização desta formação intensiva. Em breve anunciaremos os conteúdos programáticos e respetiva forma de inscrição.

Deixou-nos com a sua contagiante boa disposição, tendo sido um privilégio termos recebido a Márcia Ferreira Silva que de forma simples e profissional expôs toda a sua sabedoria nesta vertente da Astrologia.

A todos que queiram conhecer melhor seu trabalho, podem consultar seu site aqui: http://www.associacaoportuguesadeastrologia.com/pt-pt/partner/ceap-centros-de-estudos-de-astrologia-psicol%C3%B3gica


Queremos agradecer a todos os que participaram!

Comentários