ESPECIAL INFORMAÇÃO - 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia - 20/21 e 22 de março/2015 - Parque das Nações Lisboa

ESPECIAL INFORMAÇÃO - Fechamos a lista de todos os Congressitas Convidados e respetivos temas 

Verifique as várias novidades



Aproveite as condições especiais de inscrição, enviando o comprovativo do pagamento e respetivas informações solicitadas.

Em breve anunciaremos o respetivo PROGRAMA, mas desde já informamos que fechamos os nomes dos Congressitas convidados e respetivos temas.
Salvaguardamos alguma alteração caso se justifique.

http://www.youtube.com/watch?v=Cb7wRFzuLS0&feature=youtu.be



Nota: devido a atualização do video promocional, retiramos o link do video anterior apresentado





Informamos que todo o evento terá a cobertura da TV - Clic 3 teremos repórter de imagem e serão realizadas várias entrevistas aos respetivos congressitas.

Apoio especial na Abertura Solene - PORTOCANAL

TODO O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO VIA WEB PARA O BRASIL 
Em breve anunciaremos como o fazer .
ATENÇÃO: só para os residentes do Brasil, confirmando o seu IP 
Apoio IMG e TV Clic3

Acompanhe toda a informação deste evento na nossa página web:
http://simposioaspas2015.wix.com/aspas
Conheça nossos Apoios - Portugal/Brasil
Patrocínios - Portugal
http://simposioaspas2015.wix.com/aspas#!apoios-patrocnios/c50y

Acompanhe-nos também no facebook:
Contamos consigo!


Aceda a apresentação dos Congressistas e dos Temas através deste



Alexandre Chut     
Astrologia e Medicina Tradicional Chinesa
Astrologia e Medicina Tradicional Chinesa:  As correlações entre as duas ciências: físicas, psíquicas e energéticas. Os distintos níveis de Luz. A astrologia Médica segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Crises, enfermidades e psicossomática vistas da união da Astrologia e da medicina Tradicional Chinesa. Atendimentos astrológicos utilizando também o Chi Gong e I Chuan

Alexey Dodsworth        
Retrogradações - A origem do medo
A partir do estudo da cosmologia aristotélica, Alexey Dodsworth expõe a origem da matriz do pensamento que afetou a compreensão dos astrólogos no que tange ao significado de "retrogradação planetária". Uma nova proposta é evocada para o que os planetas retrógrados podem representar, sobretudo na análise de progressões.

Ana Gonzalez           
Plutão e o filme Tabu de Miguel Gomes
A aproximação entre linguagens de áreas do conhecimento possibilita o estudo de Plutão na Astrologia junto ao filme premiado do cineasta português. Duas narrativas se mesclam: uma história de amor e a vida nativa de África. O crocodilo, divindade ctônica habitante das trevas é o elo essencial entre os vários aspectos das duas narrativas. Em todos, observamos significados plutonianos: o poder, o coletivo e o individual, a força do inconsciente e da natureza, a morte, a memória; a civilização e o ritual da sociedade primitiva. Em tudo isso, o pensamento astrológico sendo expressado pela arte.

Angélica Ferroni               
Astrologia e magia natural no Renascimento
A noção de saúde presente na obra sobre medicina, astrologia e magia natural Liber de vita, do filósofo italiano Marsilio Ficino (1433-1499), apresenta elementos de uma ontologia na qual o ser humano se torna harmônico, pleno e saudável, a partir da sua relação com o cosmos. A proposta desta palestra é discutir a relação entre a astrologia e o pleno desenvolvimento do ser humano, no pensamento de Marsilio Ficino.

Barbara Bonvalot            
O Medo e a Sombra no Mapa Natal
Medos, bloqueios e tudo aquilo que não aceitamos em nós são mecanismos de sobrevivência, que, no entanto, se podem tornar castradores e paralisantes, acabando por impedir o nosso crescimento e expansão. Mas eles são também a nossa maior riqueza, que, uma vez transformada, nos faz crescer para dimensões nunca antes sonhadas. Cada tema natal revela as nossas fobias e os nossos pânicos, mas também de que forma é que os podemos usar as pedras dos muros que se erguem à nossa volta para construirmos os degraus da nossa evolução.   

Carlos   Hollanda            
Navegar as estrelas fixas:Técnicas de previsão com o cenário celeste
 (Astrologia Comportamental, Mundial e Mundana)
Técnicas de previsão com o cenário celeste (Astrologia Comportamental, Mundial e Mundana): As estrelas fixas são uma extraordinária fonte de conhecimento simbólico e de precisão sob diversos fatores na leitura astrológica. Seu uso é eficaz em descrições de conteúdo psicológico, em previsões pessoais e coletivas e na promoção de situações desejáveis. Várias de suas características são literais, o que as estrelas indicam podem ser exatamente aquilo que elas significam em sua simbologia. Além das bases mitológicas que apresentam seus tons e aplicações, vamos nos embasar em modelos como os de Cornelius Agrippa e outros seus contemporâneos. Aqui entenderemos em que campos elas podem ser usadas, sobretudo em técnicas de previsão, como o Retorno Solar, Astrologia Horária e Astrologia Eletiva. Serão feitas demonstrações no local com voluntários.

Carmen Ferreira
Questões Éticas no Aconselhamento Astrológico
Tendo em mente um dos principais objetivos da nossa Associação, que é a credibilização da prática Astrológica, importa referir e reforçar a questão da Ética Deontológica, quer quando se trate das questões filosóficas comuns a qualquer prática terapêutica ou de aconselhamento, quer quando as questões, que parecendo técnicas, como o tipo de informação a transmitir ao consulente ou a forma como se organiza essa informação, são pilares essenciais que devem sustentar o conhecimento Astrológico.
Esta ligação entre o domínio técnico da Linguagem Astrológica e a prática do Aconselhamento devidamente é um contributo fundamental para a credibilização desta área do Conhecimento junto do público em geral.

Celisa Beranger            
O par Lua/Saturno e o desejo de ser particular
Segundo Dane Rudhyar “o desejo de ser particular” é indicado pelo par Lua/Saturno, uma vez que, o Sol possui uma natureza universal. Para o estabelecimento do ser em suas constantes exposições ao meio e à sociedade é preciso que Saturno e Lua atuem em conjunto. Saturno organiza as experiências e dirige os impulsos e as reações instintivas da Lua. Uma predominância da Lua ou de Saturno promove um desiquilíbrio que forma o que Rudhyar denominou como um “nó quanto ao desejo de ser particular”.
Os ciclos da Lua Progredida Secundária e de Saturno em Trânsito são corretivos das condições natais.

Apresentação com exemplos práticos.

Claudia Lisboa
O Feminino na Astrologia
As mulheres antes do patriarcado: a importância da dinâmica feminina no período Paleolítico e Mesolítico. A grande virada do Neolítico: o patriarcado. A substituição da grande mãe-terra pelos deuses masculinos.A dualidade feminina através de um passeio pela Mitologia Grega, pelo Gênesis no Antigo Testamento, pela simbologia astrológica e pela gramática da psicologia. Hécate, Hera, Deméter, Perséfone, Atená, Ártemis, Héstia e Afrodite são algumas das deusas da mitologia grega que representam as diferentes projeções do arquétipo feminino. Um Adão andrógeno, Lilith e Eva. A criação relatada no Antigo Testamento e no Zohar, o livro do Esplendor. Lua, Vênus, Lilith e Eclipses são os operadores que a Astrologia dispõe e que iremos acompanhar para falar do amor e da afetividade femininos. Desejos, afetos, sexualidade; o encontro com o outro; amparo e desamparo.

Daniela Rossi   
Graus planetários no Mapa Natal
Como utilizar unicamente a carta de nascimento para reconhecer a formação de padrões arquetípicos e datar eventos significativos ao desenvolvimento pessoal.  8 técnicas simples, profundas e eficazes para explorarmos como foi desenvolvido o sistema de crenças do cliente e como ele atua dentro do próprio sistema,  ajudando-o a reconhecer sua origem e romper determinados padrões.

Dimitri  Camiloto            
Reflexões Astrológicas sobre a Realidade Brasileira
Tendo sido já apresentado em várias capitais brasileiras e também na Argentina. Versa sobre inferências realizadas a partir da carta astrológica do momento da independência do Brasil (e da relação direta com a própria Coroa Portuguesa).

Eduardo Maia  
A Fonte dos Desejos
Netuno simboliza a fantasia, o êxtase e todos os estados alterados da consciência, inclusive o ópio...
O Senhor dos Mares recicla nossos desejos (de + sideribus) que nos falam de estrelas...
De onde vem o desejo por Mares nunca dantes Navegados? E em que fontes beberam as
Entradas e Bandeiras?
O (re)ingresso de Netuno em Peixes (2011 a 2025) nos leva ao fundo do mar...inspira uma
nova onda de desejos...e nos conduz a uma Neo-Navegação pelas redes de unidade social.
Netuno comanda e quebra as ondas; provoca as tempestades; abala os rochedos; brota as
fontes (dos desejos?)... ‘A Fonte dos Desejos’ – Filmes editados

Aviso aos Navegantes:
Cinema é a Arte Netuniana, ilusória por excelência.
4 Filmes (sequencias) editados e comentados
I – “A Fonte dos Desejos” (Three Coins in the Fountain, 1954), de Jean Negulesco4 minutos
O amor dos Navegantes, no Tridente de Netuno
II – “Dumbo” (1941), de Ben Sharpsteen/Walt Disney 7minutos e 50 segundos
O ópio no mundo - do povo e dos Navegantes
III – “Como era verde o meu vale” (How Green was my Valley, 1941), de John Ford
A simplicidade da oração → O êxtase dos Navegantes, renovação da Fé!
IV – “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes 3minutos e 50 segundos
Desejo & delírio dos Navegantes

Erica Poonam
Astrologia Taoísta
Princípios fundamentais da Cosmologia Chinesa, os movimento do Céu ( Troncos Celestiais)
unidos aos movimentos na Terra ( Ramos Terrestres). Trânsitos ( Grande Limite : o Mapa de 10
anos, e os demais trânsitos taoístas como marcadores do "Relógio Biológico".

Fernando Fernandes         
Das Erineas a's Powerpuff girls: Olimpo. Astrologia e Tv
Os personagens da indústria cultural são atualizações de mitos arcaicos, que povoam o imaginário de incontáveis gerações. Do Pato Donald a Sponge Bob, passando por Asterix, Bugs Bunny e Zé Colmeia, a identificação do público com os heróis da BD e dos desenhos animados é sempre mediada pelo reconhecimento subliminar de padrões astrológicos.

Fernando Guimarães        
Trauma Infantil e Abuso de Substâncias, um Estudo Astrológico
Os personagens da indústria cultural são atualizações de mitos arcaicos, que povoam o imaginário de incontáveis gerações. Do Pato Donald a Sponge Bob, passando por Asterix, Bugs Bunny e Zé Colmeia, a identicação do público com os heróis da BD e dos desenhos animados é sempre mediada pelo reconhecimento subliminar de padrões astrológicos. 

Enfoque: Astrologia e mitologia aplicadas à cultura de massa.

Giane Portal  
Espelho meu, Espelho Céu
O que define os padrões de moda e beleza de uma época? Os movimentos celestes refletem movimentos históricos, que definem questões relacionadas ao conceito de imagem pessoal, ou auto-imagem. A forma como as pessoas se vestem e os padrões físicos considerados atraentes estão relacionados intimamente ao Zeitgeist. Essas referências históricas e estéticas encontram suas correspondências sob o prisma da astrologia.

Gregório Pereira de Queiroz   
As qualidades primordiais (quente, úmido, frio e seco) aplicadas à descrição estrutural dos signos astrológicos
As diferentes propensões da linha do tempo, expressas nos conceitos de quente, úmido, frio e seco, se combinam para formar a natureza essencial de Elementos, Signos e Planetas. Colocando foco no estudo dos Signos, por meio das qualidades primordiais, compreendemos o cerne movente de seu funcionamento, isto é, o movimento intrínseco que dá origem a todas as suas características. Este estudo permite olhar para os Signos, e toda a carta astrológica, vistos do lado de dentro de seu movimento, como uma constelação de forças dinâmicas, e não apenas pela forma exterior de suas manifestações.

Isabel   Figueiras                           
A Bíblia e a Astrologia
A Bíblia apresenta nos seus textos muitas marcas astrológicas significativas. Pretende-se mostrar as passagens com essas referências e a sua importância nos factos descritos. Recorre-se também à arte sacra – eventos retirados da Bíblia – que tenham na sua composição referências astrológicas.

Isabel Guimarães        
Astrologia Comportamental - Teoria de Marc Edmund Jones
Como verificar os padrões comportamentais de distribuição de planetas pelos signos e casas? Através do "gráfico" geral do mapa, fornecendo um ponto de partida seguro para a compreensão do modelo comportamental do individuo. A técnica é surpreendentemente eficaz e diretiva.

João Medeiros          
A mudança do mundo - de 2000 a 2020
Nesta conferência, olharemos para as principais técnicas da Astrologia Mundial por forma a compreender as enormes mudanças em curso na nossa sociedade global, tanto em termos climáticos como económicos e sociais. Em particular, abordaremos o ciclo Júpiter/ Saturno– um temporizador excelente – aplicado a alguns países, incluindo o Brasil e Portugal. Em conjunto com outras abordagens, como a transição das Estrelas Reais, ficaremos com uma visão mais clara do passado assim como das condições e dos objetivos humanos até 2020 e além. 

João Rodrigues Acuio            
Almutem Figuris, o senhor da natividade, o guardião do destino
Como entender o senhor da natividade através do conceito grego de daimon. Como entender o Almutem Figuris dentro do conceito de estrutura de narrativa. Como dar corpo e voz ao senhor da configuração. Em suma: reflexões sobre o Almutem Figuris como protagonista, narrador e guardião do destino.

Jorge Lancinha                            
O mapa astrológico - A matriz do mito pessoal
É através das histórias que criamos e transmitimos a cultura, as crenças e valores de uma civilização. E é através de uma narrativa interior que significamos as nossas experiências de vida, entretecendo-as numa malha viva que dá corpo à nossa essência individual.  O momento em que nascemos estabelece à partida um conjunto de possibilidades sobre as quais projectamos o desenvolvimento do nosso mito pessoal. Esse instante está codificado na posição dos planetas e aí temos tudo: os temas, as personagens, os cenários, os desafios, as conquistas, os tesouros. Olhar o mapa natal como uma história é a proposta desta conferência.

José  Prudencio          
Astrologia Filosófica - Um Método de Orientação, Previsão e Gestão Pessoal
A Astrologia Filosófica é uma abordagem racional e pragmática criada por José Prudêncio na obra Astrologia & Filosofia (2008), que renova a Astrologia e retoma a Filosofia como sabedoria de vida. A Astrologia Filosófica promove o autoconhecimento, a liberdade e a responsabilidade pelo nosso destino.

José Maria Gomes Neto     
A Estrela de 5 pontas e os caminhos quintessenciais de Vênus
O ciclo das 5 conjunções inferiores de Vênus / Sol desenham um “pentagrama” no Zodíaco, ao longo de 8 anos, indicando 5 caminhos quintessenciais de desenvolvimento existentes em todas as formas em espiral que obedecem à lei das proporções áureas. O circuito dos signos, casas, planetas ativados nesses períodos, permite perceber sincronicidades e qualidades essenciais do momento, detectar sementes do futuro presentes, e por meio de exercícios de Astro*Coaching, favorecem a compreensão e definição de Metas em níveis mais profundos, e a realização de projetos de vida. O tema Vênus e a Sincronicidade foi comunicação no TEDxRio+20, em 2012. 

Luis Resina
A Astrologia na época dos Descobrimentos Portugueses a astrologia contemporânea - o papel da lusofonia no mundo: 1160 - O Horóscopo da Ordem do Templo
No tempo do Infante D. Henrique - a astrologia e a tradição árabe e judaica Luiz de Camões - a astrologia no contexto da tradição greco-romana. Fernando Pessoa - a missão de Portugal no Mundo Agostinho da Silva, Portugal e Brasil - a visão aquariana do Novo Mundo

Luiza Azancot                              
Astrocartografia
Como escolher o melhor lugar para amar, para férias, para comunicar…. Viajar, emigrar ou trabalhar num lugar diferente do local de nascimento é uma realidade atual facilitada pela globalização. Através da Astrocartografia verificamos onde no mundo os nossos planetas natais ficam mais ativos e assim podem fortalecer ou amparar cada um de nós na sua jornada. A dimensão espacial da astrologia (astrocartografia) é uma ferramenta muito útil estudante e ao profissional de astrologia.  

Márcia Mattos
Casa 12: Seus Múltiplos Significados
Um mergulho sobre esta misteriosa área de experiencia. Signos, planetas e pontos posicionados nesta casa.

Márcia Ferreira da Silva             
Astrologia e a Psicologia Analítica de Jung: uma correlação
Conhecer a Psicologia Analítica criada por Jung nos ajuda a ter uma compreensão mais aprofundada da psique humana e também nos propicia uma análise mais aprofundada na leitura de um mapa natal. A teoria do Jung também é conhecida como a Teoria dos Complexos.

Maria  Flavia     Monsaraz          
Kiron, ponte entre a Terra e o Céu
Entre Saturno e Urano. Entre Passado e o Futuro.
Entre o Espírito e a matéria, Kiron a chave de Aquário.
Saturno traz o passado ao presente, Urano leva o presente ao futuro.
Kiron é a sintese dessas duas intenções.
Ponte de ligação entre 2 tempos, simboliza o tempo não cronológico, não um tempo de duração, um tempo interior:
O tempo "vertical", o tempo da evolução da consciência.
Kiron simboliza o momento exacto, a sincronicidade entre 2 dimensões, o mundo interior e o mundo exterior.
Num tema natal, Kiron defende a área em que cada um se transcende a si próprio, ignorando os seus limites pessoais.
Kiron é em nós, quando atingimos a sua frequência, o ponto de união entre a Terra e o Céu.

Urano, neptuno e Plutão, os Planetas lentos como Arquétipos Vivos
A qualidade própria de cada Planeta Lento, corresponde a um apelo transpessoal
que acorda memórias supra conscientes na nossa psiquê.
Urano, Neptuno e Plutão são a expressão Externa de uma Eterna expansão.
Imprimem na matéria e no inconsciente colectivo das massas,
o movimento que actualiza a evolução do Universo
e a nossa própria evolução.

Maria Jose Costa Felix        
As várias estações da vida
Embora sujeitos às leis do tempo como tudo o que é matéria, podemos ir tomando consciência da dualidade espírito/matéria que somos e, assim, nascendo em graça e sabedoria.
 Nascimento, vida e morte são as três grandes fases desta nossa vida através das quais é suposto descobrirmos como nos podemos ir equilibrando entre a transitoriedade que a caracteriza e a eternidade que sentimos nos chama.
 O nascimento é representado pelo Sol, a idade da Lua vai até aos sete anos, a de Mercúrio entre os sete e os 14... e por aí adiante...
 Do Sol a Plutão há todo um caminho de consciencialização crescente que nos é proposto ate´por volta dos 70 anos quando, como resposta a uma regeneração profunda a que somos convidados, podemos já estar conscientes de que só aceitando as perdas, as mortes que nos forem sendo apresentadas, conhecemos o verdadeiro sentido da ressurreição simbolizado pela Páscoa.
Ou seja, conscientes de que a morte é sempre o sinal exterior de uma passagem de nível em que o nosso Eu Divino deixa por completo de estar sujeito a tudo o que de uma forma ou de outra o nega. 

Maurice Jacoel                  
Astrologia unida a saberes sistêmicos antigos e atuais
Astrologia como sistema, está unida a outros saberes tradicionais e contemporâneos como ferramenta de auto conhecimento , cura e liberação de transtornos que tem sua origem nos complexos familiares; e se estendem por gerações, muitas vezes reproduzindo padrões de comportamentos e escolhas que conduzem a dores , sofrimentos e tragédias familiares.
A união do saber Astrológico com outros saberes como atualmente são chamadas as técnicas de Constelação Familiar, torna possível aprofundar sistematizar, e encontrar soluções sutis diferenciadas.

Mauricio Bernis  
Astrologia Empresarial – Oportunidade e Estratégia de Negócios 
O uso da Astrologia nas decisões empresariais e de negócios.
A palestra tem como objetivo apresentar as técnicas aplicáveis de Astrologia na Administração e Planejamento Empresariais. O mapa natal da empresa e seus significados. As previsões astrológicas destes mapas. Outras aplicações.

Narciso Saramago                          
A geometria sagrada subjacente na estrutura da astrologia
Quem reflecte sobre a Ordem do Universo acaba por concluir que tudo se expressa de acordo com uma estrutura, e que esta está sempre presente e se repete de igual modo tanto nos organismos maiores assim como nos mais pequenos – “o que está em baixo, é igual ao que está em cima”. E para tentarmos entender o papel que desempenhamos no seio dessa ordem, temos de procurar entender também a linguagem dos símbolos matemáticos e geométricos presentes nessa estrutura, aquela orgânica que preside à manifestação das frequências electromagnéticas (luz e som) que seguem a mesma ordem. Em sua concepção e estrutura, o mapa astrológico encerra a mesma dinâmica no simbolismo, oferecendo-se como um guia no caminho para o desenvolvimento da consciência. Seguindo esta via podemos ousar entender a sincronia em tudo o que se manifesta, verificando que os nossos movimentos internos nada mais são do que um reflexo da mesma matemática e geometria das estrelas e planetas.

Nuno Michaels            
Regentes e Dispositores – o fio de Ariadne e o labirinto do Horóscopo
À medida que integramos alguns princípios e regras astrológicas de trabalho com “regentes” e “dispositores” nas nossas delineações astrológicas, novas dimensões – e “fios outrora invisíveis” – se revelam perante os nossos olhos, dando-nos acesso à infra-estrutura energética oculta em qualquer Mapa Astrológico. Nesta introdução, estimulante e não-técnica a este tópico, exploraremos algumas regras e estratégias fundamentais que permitam integrar este conhecimento à leitura de um Mapa e explorando o seu significado e implicações, termos práticos, este conhecimento à nossa vida e à dos nossos clientes.

Patricia Azenha Henriques        
Astrologia no Futebol. Prognósticos antes do jogo
Neste simpósio luso-brasileiro a proposta será apresentar um tema que una os dois países e que, obviamente, tenha interesse astrológico. Há uma frase célebre entre portugueses, entre muitas outras que fazem as delícias de quem acompanha o Futebol, proferida por João Pinto, um antigo jogador do Futebol Clube do Porto, “prognósticos só depois do jogo”. A proposta para os mais distraídos, será utilizar a astrologia para ajudar a devolver o real significado à palavra prognóstico, e para todos os restantes, explorar algumas técnicas para apurar o desfecho dos jogos de futebol e perceber quais são as mais eficazes e as suas limitações.

Patricia Ungarelli           
Coaching Astrológico- seu autodesenvolvimento como meta
Nós Astrólogos sabemos ter em mãos uma poderosa ferramenta para diagnosticar o potencial humano, mas experimentamos muitas vezes a frustração de não acompanhar nosso cliente em seu desenvolvimento pessoal e aplicação sistemática de todas as informações que levantamos na consulta. Coaching e Astrologia, onde está o ponto comum? Qual a diferença do processo de Coaching e o método não linear do Coaching Astrológico?

Paulo Alexandre Silva     
Thema Mundi - O Horóscopo do Mundo
O Thema Mundi é um horóscopo metafórico que circulou no mundo antigo desde o período Helénico ao Medieval  usado como ferramenta ou mecanismo de ensino e que mostra-nos a suposta posição dos sete planetas clássicos aquando da criação do Mundo. Através deste Horóscopo temos a chave para desvendar a elaborada e intricada lógica por detrás do sistema Tradicional de Regências e Exaltações Planetárias e do Princípio dos Aspectos; um conhecimento basilar e tão necessário ao conhecimento da Astrologia, quer seja a Tradicional ou a Moderna.

Rosita Iguana
Plutão na história, histórias de Plutão
Os ciclos de Plutão, por si em em relação a outros planetas como Neptuno, Urano, Saturno e Júpiter encontram-se espelhados em ciclos de consciência, libertação, estruturação e liberdades desde a história antiga até aos nossos dias. Esta apresentação visa ilustrar algumas dessas correlações históricas tanto em termos colectivos como especificamente em horóscopos de países, reis, dirigentes e também na evolução da interdependência económica e financeira do século XX.

Roxane Pinheiro                            
Abordando a sinastria e a Psicologia Analítica: o casamento como relacionamento psíquico
O casamento como relacionamento psíquico: A proposta é estabelecer uma relação teórica da astrologia com a Psicologia Analítica, interpretando a sinastria de acordo com seu método . Jung esclarece que não existe nenhum relacionamento psíquico entre dois seres humano se os dois encontrarem-se em estado inconsciente. Quanto maior for a extensão da inconsciência, tanto menor se tratará de uma escolha livre no casamento. A desigualdade do tempo no processo de individuação de duas pessoas e o que Jung vai chamar do problema do envolvente e do envolvido serão aspectos abordados nesta palestra.

Sonia Cardoso              
Uma aproximação entre Astrologia, Símbolos Sabeus e Cinema
Atribuir símbolos a graus zodiacais é uma pratica desenvolvida há séculos. O contato com os símbolos possibilita aprofundar o entendimento da própria individualidade, bem como  das experiências cotidianas.  Nesta apresentação abordaremos Símbolos Sabeus e sugerimos estudos contínuos, além da Astrologia e da utilização de recursos culturais disponíveis, tais como o cinema, com o propósito de entrar em contato  com a riqueza que se encontra no mundo imaginário . Pretendemos encontrar o ponto de intersecção entre Astrologia, Símbolos Sabeus e Cinema e com isto auxiliar o cliente a ter entendimento de sua atual condição que vai além dos fatos.

Titi Vidal    
Astrologia, Comunicação e Narrativas do Céu
Será que a mídia influencia a imagem da Astrologia? Será que parte do preconceito que existe acerca da Astrologia tem a ver com falta de informação e/ou com a informação distorcida presente na mídia? A comunicação pode ajudar a mudar esta imagem, divulgando mais e melhor a Astrologia? Este é o tema da minha dissertação de mestrado que será defendida ainda em 2014. Assim, em 2015, no I Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia, poderei apresentar o trabalho e seus resultados.

Vanessa Guazelli Paim                  
Lua Negra - Princípios e Prática Interpretativa
A Lua Negra, também conhecida como Lilith, ponto virtual que marca o apogeu da Lua, faz parte da rede lunar e diz respeito a questões como gravidade, gravidez, materialização, corpo, dificuldade e talento. Desde o visceral, contém a potência do terrível ou do sublime. Mais além do que o mito de Lilith, abordar-se-á este ponto astrológico extremamente significativo desde o conhecimento astronômico, sua interpretação simbólica e aplicação prática. Este trabalho resulta de recente e dedicada pesquisa, abarcando mais de 240 mapas, num rico diálogo teórico-prático, que possibilita trazer referências à interpretação da Lua Negra em cartas natais e seus trânsitos.

Vera  Braz Mendes                   
12 signos, 12 experiências, 12 oportunidades
A Astrologia é uma ciência de ciclos. Todos os meses, na lunação, tem inicio um novo ciclo. Aprendermos a tirar partido desses ciclos mensais é uma excelente forma de criarmos a nossa realidade, de objectivarmos e realizarmos o potencial contido no nosso mapa natal. "O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar
Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o ponto de partida para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, um novo ciclo de experiência começa e, por isso, é um bom momento para revermos os nossos compromissos e estabelecer objectivos, lançar sementes de acordo com o que o Céu nos propõe. Termos consciência do que está a ser proposto a cada lunação, pode ser uma mais valia extraordinária para nos reorientarmos. Como podemos então usar a lunação no sentido de fazermos uma conexão mais profunda com os ritmos naturais do Céu e com os nossos próprios ritmos pessoais, simbolizados pelo nosso Mapa Natal?

Brevemente anunciaremos o PROGRAMA!

JUNTOS A FAZER A DIFERENÇA!





Comentários