Saturno

por Patrícia Azenha Henriques, Membro nº 12



Desde muito nova que o Universo me fascina, Saturno sempre foi o meu planeta preferido, pela sua beleza e diferença, conferida pelos anéis.
Quando comecei a aprender Astrologia percebi que essa aparência que eu achava tão harmoniosa, tão bela, não tinha muito a ver com o significado que lhe era atribuído.
Saturno está associado a restrições, limitações, ensina-nos da forma mais difícil, mais lenta, para nos dar estrutura, rigor e responsabilidade. Também vim a descobrir e a integrar que é através dele que passa grande parte da minha personalidade, da minha aparência, da minha saúde. Está sempre envolvido nos momentos mais difíceis da minha vida, mas também nos melhores. Saturno passou de planeta belo e longínquo apenas, para planeta com enorme importância no meu ser, na minha vida e que eu aprendi a respeitar.
Saturno esteve retrógrado durante alguns meses e nos últimos dias extremamente lento, até que parou e ficou direto hoje. Dependendo da forma como este planeta se integra no nosso mapa natal esta viragem é mais ou menos importante. Não só é importante se activa algum planeta ou ângulo do nosso mapa, mas também é importante pela área de vida por onde passa. De acordo como este planeta se apresenta no nosso mapa natal, está forte, fraco, que aspectos faz, em que casa está e que casas rege, produzirá os seus efeitos. A acção de um trânsito de Saturno no nosso mapa é sempre mais nefasta ou mais proveitosa de acordo com o seu estado no nosso mapa natal.

Saturno em Balança está na sua exaltação e além disso tem triplicidade diurna, está por isso estável, apresenta as suas maiores qualidades, em teoria funciona para o bem, mas como disse é fundamental perceber como está no nosso mapa natal, isso definirá a maior ou menor dificuldade da integração deste trânsito na nossa vida. Quando está retrógrado, as limitações, a lentidão, as dificuldades tendem a aumentar, há alguns reveses, pois Saturno quer ser ensinar-nos algo, ajudar-nos a crescer, a atingir a maturidade. Quando fica direto lentamente vai aumentando a sua velocidade, vai passar por graus onde já esteve e onde por isso nos ensina a sua última lição em jeito de revisão, pela terceira vez. Pessoalmente é aí que as coisas acontecem, que finalmente aceitamos, integramos aquilo que Saturno nos quis transmitir, ou não, mas… ou vai ou racha, Saturno é um planeta Frio e Seco.

Comentários