Anders Breivik - Um ano depois do massacre

por Patrícia Azenha Henriques, Membro nº12


Foto dos ataques em Oslo (Reuters, daqui)

Faz hoje precisamente 1 ano que ocorreram os ataques no Centro do Oslo e na ilha de Utøya, na Noruega. Anders Behring Breivik, autor confesso do massacre onde morreram 77 pessoas, nasceu em Oslo, Noruega, a 13 de Fevereiro de 1979. A hora de nascimento é desconhecida. Na Noruega parece que não é habitual o registo da hora de nascimento como o fazemos em Portugal, esta informação de caracter informal foi obtida através de um telefonema para o Jornal “Aftenposten”. O nascimento foi num Hospital de Oslo – Aker Sykehus. Neste local terão certamente registado a hora, mas provavelmente a informação será confidencial. A informação da data e local de nascimento vem publicada neste Jornal Norueguês na edição de 24 de Julho de 2011 (Dagens), mas também em documento do tribunal disponível na Wikipédia (em Norueguês).
Anders Breivik, 13 de Fevereiro de 1979, Oslo, Noruega (mapa sem hora, a Lua está posicionada para as 12h)

O mapa de Breivik apresenta diversos planetas em signos de Ar evidenciando uma ênfase no pensamento, nas ideias, nos ideais sociais, na liberdade de expressão e movimento. O elemento Terra também tem expressão evidenciando um sentido prático, cautela e uma necessidade de segurança material. A ênfase no modo fixo torna tudo mais rígido, dado a ideias e pensamentos fixos, conservadores e apresentando grande tenacidade, pois como a palavra diz, há uma tendência de levar os seus pensamentos, ideias, ideais à rotura. Por outro lado a existência de apenas um planeta em água revela uma falta de receptividade às necessidades e ideias dos outros.

Em relação à velocidade dos planetas apenas a Lua apresenta um movimento mais lento que o habitual revelando uma forma mais lenta de manifestar as suas emoções. Os restantes planetas estão rápidos indicando uma resposta dinâmica naquele que é o campo de acção de cada um.

Apenas Mercúrio e Júpiter estão ocidentais ao Sol, os restantes encontram-se orientais, indicando dinamismo, uma expressão mais frontal, espontânea e extrovertida embora Mercúrio ocidental indica uma forma de comunicar e pensar mais introvertida.

O Sol e a Lua não fazem aspeto. Sendo um sol de inverno e estando a Lua na 4ª fase têm um temperamento fleumático, dando uma componente mais receptiva e com pendor emocional à sua personalidade. Há também alguma inércia associada, um lado mais reflexivo, desorganizado, impreciso e fechado, talvez até alguma resignação.

Há três planetas retrógrados no mapa, Júpiter, Saturno e Plutão, não são planetas pessoais mas não sabemos completamente que papel representam no contexto pessoal pois não sabemos a hora. No entanto, no geral podemos observar que parte da sua personalidade é hesitante, dada a reveses, e como dois são planetas sociais de certa forma estão relacionados com o contexto social que envolve Breivik. Por outro lado Plutão em Balança, um signo de Ar, onde se verifica precisamente uma necessidade forte de transformação social, nas relações humanas, uma renovação social, por vezes levada ao extremo. Júpiter até está dignificado em Leão, tem triplicidade e termo, mas retrógrado e sem aspectos, parece-me que revela um lado solitário, mais individual ou individualista de manifestar as suas crenças, a sua fé, são muito próprias. A sua expansão é conseguida sozinho, por acções de grande visibilidade, espectáculo, necessidade de reconhecimento por estar em Leão e até brutais pois este é um signo colérico e feral.

Foto do site da televisão Norueguesa NRK
Há três estrelas fixas que têm importância para a interpretação por estarem em conjunção estreita (inferior a 1º de orbe) com planetas do mapa de Breivik. No caso temos Deneb Algebi, uma estrela de magnitude 3 da natureza de Saturno e Júpiter em conjunção com o Sol que confere ambiguidade, traz sucesso e desgraça, elevada posição mas desonra e ruína finais. Zosma de magnitude 2, da natureza de Saturno e Vénus em conjunção com Saturno confere  benefício pela desonra, egoísmo, imoralidade, mesquinhez, melancolia, natureza pouco razoável, sem vergonha e egoísta. Unukalhai de magnitude 3, da natureza de Saturno e Marte em conjunção com Urano, confere insanidade espasmódica, pode cometer um crime, morte súbita frequente por suicídio. Nas três estrelas fixas vemos uma ênfase de Saturno, que no geral associado a restrições, esforços, prisão, pobreza. A Breivik espera-lhe, quem sabe, o suicídio e a prisão, muito provavelmente para o resto da sua vida.

Breivik nasceu numa terça-feira, no dia de Marte. Marte está conjunto ao Sol e é o planeta oriental que ascende imediatamente antes deste. Há uma necessidade de afirmação e liderança, arrogância, agressividade. Marte está combusto e o Sol está em exílio. Breivik vestiu-se de polícia/militar quando realizou os ataques. Nunca cumpriu serviço militar.

A Lua, entre as 00h00 e as 23h59 vai do grau 2 ao grau 14 de Virgem. A Lua apresentada no mapa é para as 12h00. Podemos considera-la em conjunção com Saturno, pois a orbe mais alargada é de 9º (11º-2º) e em aplicação mútua, pois Saturno está retrógrado. Quando a 14º de Virgem e apesar de ser em separação mútua ainda é um aspeto com uma orbe apertada e por isso deve ser considerado. A conjunção de Saturno ao Nodo Norte é clara, visto a influência dos nodos ser de 12º antes e depois, a influência do Nodo Norte à Lua já não é uma certeza. Os planetas em Virgem assumem características de reserva e introversão por ser um signo feminino. A isto juntam-se as características de terra com um lado prático, pragmático mas também cauteloso e por ser regido por Mercúrio temos um lado curioso, racional, um signo humano que é tendencialmente focado nas questões sociais, no serviço, na eficiência, na crítica e no detalhe, com altos padrões de exigência. Quando temos a Lua podemos esperar que as emoções sejam tratadas com a forma descrita, temos alguém que racionaliza as emoções, há uma necessidade enorme de perceber o que sente, há uma enorme crítica interna e pessoal, uma grande exigência, potenciada pela conjunção a Saturno que também exige rigor, controlo, organização, disciplina e dever. Normalmente estas pessoas são muito ciosas da sua intimidade, tão exigentes consigo e com os outros que nunca estão satisfeitas, têm padrões demasiado altos, que dificilmente são alcançados e sobretudo têm dificuldade em pedir ajuda, são muito desconfiadas, com muitos complexos e traumas. Isto tudo será mais forte caso a Lua se aproxime mais de Saturno e do Nodo Norte, este último potencia tudo aquilo em que toca, para o bem ou para o mal. A conjunção Lua-Saturno além de uma forte repressão e carência emocional, apresenta uma tendência para a melancolia e depressão. A presença de Vénus em Capricórnio reforça alguma contenção emocional e a natureza reservada, desconfiada e séria nos relacionamentos, pois Vénus está disposta por Saturno. Indica também forte ambição em ascender socialmente e financeiramente. O trígono de Vénus a Saturno e talvez com a Lua, pode suavizar as coisas conferindo alguma empatia e charme, mas não retira totalmente o que foi dito.

Vénus e Neptuno estão em antiscia e Saturno e Plutão estão em contra-antiscia, que é semelhante a dizer que estão em conjunção e oposição respectivamente, apesar de não tão fortes como a conjunção ou oposição como as conhecemos. Mas liga estes planetas e a sua função no mapa de forma intensa. Vénus e Neptuno indicam que há um lado romântico e idealista, com uma forte imaginação, que pode levar até à utopia, ao irrealismo. Revela uma faceta muito influenciável e pode haver uma tendência a mitificar as pessoas, talvez neste caso Hitler. O facto de Neptuno estar no “North Bending”, em quadratura ao eixo nodal, indica que as características referidas podem ser levadas ao extremo, pode ir demasiado longe, motivadas por um destino a cumprir. A ligação entre Saturno e Plutão é muito forte, não só porque se trata de uma oposição e por isso trás enorme tensão, mas por se tratar dos dois planetas significadores universais de morte. Estando Saturno ligado à Lua ainda torna tudo mais pessoal, interior, emocional e instintivo. Há muita manipulação, insatisfação, desejo de poder e controle, uma necessidade de quebrar com as estruturas existentes, tendência a levar as coisas ao extremo, grande radicalismo. Foi sobretudo devido à alta exigência da Lua e Saturno em Virgem com esta ligação a Plutão que o levou a preparar este ataque meticulosamente ao longo de cerca de uma década, o período que Neptuno transitou em Aquário, começando com uma oposição a Júpiter Natal e terminando com uma conjunção a Mercúrio Natal.

Foto site da sic notícias

Aquário com um conjunto de três planetas importantíssimos, Sol, Mercúrio e Marte, a afirmação e consciência, a mente e a comunicação, a iniciativa e acção, num signo de ar e fixo, precisamente a ênfase de elemento e modo que Breivik apresenta no seu mapa e que falei no início deste texto. A liberdade de expressão e movimento, as ideias, os ideais sociais, o progresso na dimensão social e humana, o desejo de liberdade, a sua excentricidade e rebeldia, o abraçar de ideias de grupos específicos, neste caso o racismo, nazismo, a sua afirmação independente e original e a luta pelos seus ideais. O Sol queima Mercúrio e Marte, estão combustos, aumenta a rigidez e retira a capacidade de auto-análise, torna-o desequilibrado e aumenta a sua arrogância, agressividade e necessidade de afirmação, de liderar. A lunação anterior ao nascimento a 7º de Aquário reforça a importância desta energia no contexto geral do mapa. Aquário regido por Saturno que já foi descrito atrás, conjunto à Lua e em contra-antiscia com Plutão baseia e condiciona toda esta energia, trazendo o que referi anteriormente como base motivacional (p.f. voltem a ler as três últimas frases do parágrafo anterior como resumo).

Como complemento temos os três planetas Plutão, Urano e Neptuno em aspeto a este conjunto em Aquário, dando uma componente geracional a todo este contexto pessoal, sejam mais ou menos tensos, os aspectos apresentam sempre uma influência forte do meio social envolvente e dos ideais associados. O mais forte e radical apresenta-se através da quadratura que Sol, Mercúrio e Marte fazem a Urano, o planeta da rebeldia, excentricidade e radicalismo num aspeto de grande tensão. Urano disposto por Marte dá uma componente bélica a tudo isto, ainda mais radical e tensa do que já é habitual por si só. A ligação tensa de Urano aos planetas pessoais reforça a liberdade individualista, um impulso quase incontrolável, radical, excêntrico. Indica uma enorme tensão nervosa e impaciência, indica um revolucionário perigoso. O sextil do conjunto a Neptuno (que relembro estava em antiscia com Vénus e é regido por aquele Júpiter em Leão com necessidade de visibilidade) acrescenta e reforça a base motivacional com uma forte imaginação carregada por ligações religiosas e ideais colectivos. O trígono do conjunto a Plutão reforça a necessidade imperiosa de agir e transformar socialmente e confere uma poderosa vontade de alcançar o alcançável, destruir barreiras intransponíveis. Com este as pilhas não acabam, a energia é inesgotável. O Julgamento de Breivik, pelo crime em que tirou a vida a 77 pessoas a 22 de Julho de 2011, terminou. A sentença será lida a 24 de Agosto de 2012. Assumiu o acto mas justificou-o com uma necessidade: "Os ataques de 22 de Julho foram ataques preventivos para a defesa do meu grupo étnico e não posso assumir culpa. Agi em nome do meu povo, da  minha religião e do meu país. Peço por isso a minha absolvição" (site sic notícias).

No mapa do dia do ataque às 15h26 em Oslo, Escorpião ascendia no horizonte e com ele Urano N. O Nodo Norte, Saturno e Lua natais estavam a culminar. A Lua T em oposição a Plutão N, trígono a Neptuno N e sextil ao conjunto Sol, Mercúrio e Marte natais. O Sol T em conjunção a Júpiter N. Mercúrio T em oposição a Mercúrio e Sol natais. Marte T em trígono a Mercúrio, Sol,  Marte e Plutão natais e oposição a Neptuno N.
Ataque bombista em Oslo, Noruega, a 22 de Julho de 2011, 15h26 

Breivik 1 hora antes dos ataques distribuiu, a 1003 destinatários de correio electrónico, um compêndio de 1518 páginas sobre a sua visão religiosa, política, social, cultural e também uma descrição detalhada dos ataques, chama-se “2083 –A Declaração Europeia da Independência” . Breivik foi preso nesse mesmo dia às 18h27.

Imagem do VGNETT  

O massacre aconteceu quando Breivik tinha 32 anos. O ascendente profetado estava na sua casa 9, não sabemos qual o signo em questão mas sabemos que se trata de assuntos de casa 9, é esse o pano de fundo. As suas crenças, as viagens (o estrangeiro), a religião, os seus sonhos, visões, o conhecimento. Agora com 33 anos, o ascendente profetado está na casa 10, trata-se da sua imagem pública, os seus objectivos de vida, o seu destino, também significa o Juíz e a sentença. Aguardemos que se faça justiça a 24 de Agosto.

Comentários