Plantar com a Lua por Luiza Azancot - membro nº 15

No Universo a Lua representa a energia feminina ligada à fertilidade e ao crescimento. Há milénios que o ciclo da Lua é usado como um relógio para as atividades agrícolas. Hoje em dia é uma prática esquecida porque há adubos químicos que podem fazer qualquer coisa crescer em qualquer sítio. 

As sementes têm em si sabedoria, as plantas têm um ritmo que é invisível a olho nu e, seguindo esse ciclo VOCÊ junta-se à energia cósmica e produz alimentos mais saudáveis. 

A Lua tem um ciclo de 29 dias. Na fase crescente, da Lua Nova até à Lua Cheia, a luz aumenta, assim como a energia de crescimento. Na fase Minguante, da Lua Cheia à Lua Nova, a luz diminui, assim como a energia de crescimento. 

Durante a fase crescente lançar na terra as sementes de plantas aéreas, anuais, transplantar e cortar a relva se deseja um crescimento rápido. A energia de crescimento é o mais forte durante a primeira fase do ciclo até ao Quarto Crescente mas as 12 horas imediatamente após a Lua Nova não devem ser aproveitadas para semear pois ainda não há luz. 

Na Lua Cheia colher ervas medicinais – é na manhã seguinte à Lua Cheia que mais que têm a maior potencia… 

Na fase minguante, sobretudo entre a Lua Cheia e o Quarto Minguante a energia de crescimento é orientada para as raízes por isso é um bom momento para plantas perenes, bolbos, tubérculos e árvores frutíferas. É também uma altura para podar. 

Na última parte do ciclo lunar, do Quarto Minguante à Lua Nova, é um boa altura para colher especialmente se deseja armazenar. É uma excelente altura para arrancar as ervas daninhas pois estarão com menos energia para crescer novamente. Se quiser retardar o crescimento da relva corte-a nesta altura.


Também é importante considerar o signo da lua. Cada 2 dias e meio a Lua passa por um signo diferente do Zodíaco. Os signos de água – Câncer, Escorpião e Peixes – são os mais férteis. Capricórnio e Touro são signos de Terra, que ajudam as plantas a ficar mais fortes. Aplicar adubo orgânico sob outro signo de Terra, Virgem. Plantar flores perfumadas e coloridas é melhor sob a Lua em Balança, signo regido por Vénus, a deusa da beleza. Os signos de Ar, Gémeos e Aquário e os de Fogo, Carneiro, Leão e Sagitário são estéreis por isso programar atividades como colher, podar e cortar lenha para dias em que a Lua está em estes signos. 

No mês que vem vou entrar em mais detalhes sobre como combinar ciclo da Lua com os signos.Entretanto, consulte as fases e signos no Almaque – em Portugal O Borda d’Agua – e faça a experiência. Inicie uma cultura sob o ciclo da Lua adequado e a mesma cultura no lado oposto do ciclo. Veja as diferenças melhor e depois conte-me.

Comentários