EURO 2012: Portugal - Holanda

por Patrícia Azenha Henriques

Este é mais um jogo decisivo para Portugal, teremos que ganhar, mas o número de golos, no caso da vitória, é irrelevante, caso a Dinamarca vença a Alemanha, pois ficarão 3 equipas com 6 pontos e contam apenas os golos entre jogos dessas equipas. São contas muito complicadas, mas basicamente o que quero dizer é que não dependemos apenas do resultado deste jogo para passarmos aos quartos de final. O mais simples será no caso de uma vitória nossa e da selecção alemã nesta última jornada da fase de grupos.
O jogo contra a Holanda realiza-se em Kharkiv, Ucrânia, às 21h45 (hora local) CET+1, do dia 17 de Junho de 2012. Este é o mapa do céu no início do jogo:


O ascendente capricórnio indica-nos um jogo dinâmico, cheio de ambição, pragamatismo, mas com alguma cautela. A conjunção estreita de Plutão ao ascendente que rege o MC, acrescenta grande intensidade, será um jogo muito disputado, onde ambas as equipas vão exercer o seu poder. A quadratura de Urano a Plutão e ao ascendente indica muito nervosismo e pode indicar situações inesperadas e acidentes, esperemos que não. O regente do ascendente é Saturno exaltado em Balança, mas retrógrado, é o planeta mais elevado do mapa e está em sextil ao Sol, é um jogo importante, com grande visibilidade e decisivo.
 

Paulo Bento

O seleccionador Paulo Bento encontra-se numa fase muito positiva da sua vida e carreira. Neste jogo o mapa do céu mostra-nos que no início do jogo o ascendente de Paulo Bento está próximo do ascendente do jogo, ambos em Capricórnio. Saturno, regente do ascendente de ambos está em conjunção exacta ao MC de Paulo Bento. Este momento é um ponto alto na sua carreira e está focado no objectivo de ganhar, a ambição é fortíssima.



Neptuno em trânsito está em oposição exacta à sua Lua natal durante todo o campeonato, de uma maneira geral isto também vai retirar objectividade, existe uma certa confusão, alguma utopia nesta lua habitualmente tão prática e racional, as emoções estão ao rubro, pode significar também desilusões, que já se verificaram no primeiro jogo.  Verifica-se também uma quadratura exacta de Neptuno a Marte Natal o que lhe provoca alguma confusão na acção e lhe frusta algumas das suas decisões e trabalho no seio do grupo, por vezes os resultados podem não ser os esperados e os merecidos.

Marte está em conjunção exacta com Plutão que rege a casa 11 junto com o primeiro, isto provoca uma atitude de força, de assumir a luta como sua, isto é a luta pela manutenção da selecção na competição. Há uma enorme quantidade de energia e motivação envolvidas.

Júpiter aplica-se a uma quadratura à Lua, as emoções estão ao rubro, há uma grande vontade de superar este desafio por si, mas também por Portugal. A Lua em trânsito faz alguns aspectos que confirmam esta tensão emocional, Lua em quadratura à Lua natal e Lua em oposição a Marte (estão em quadratura no mapa natal), há uma carga emocional muito grande e Paulo Bento pode sentir alguma dificuldade em controlar as suas emoções, resultando em irritações, desacordos, confrontos. Estes aspectos são já separativos com orbe de 3º, no fim do jogo já com 4º. Isto será mais forte nas horas que antecedem o jogo.  A Lua estará em conjunção a Mercúrio natal, as suas decisões, comunicação, raciocínio vai estar fortemente influenciado pelas suas emoções, este aspecto é aplicativo com 1º de orbe, no fim do jogo estará exacto, esperemos que este momento traga boas emoções.

 O Sol está em trânsito na sua casa do trabalho e faz uma quadratura aplicativa a Júpiter com 1º de orbe, este é um aspecto que existe no mapa Natal. Parece-me um bom indicador, pois pede que se faça tudo, o possível e o impossível, para superar um obstáculo difícil. Salvo exageros despropositados, pode trazer grande energia e motivação.

No “relocation chart”, Mercúrio está em conjunção ao FC (1º) e rege este ângulo, há uma grande ligação com as suas raízes, a Portugalidade, a hipótese de fazer algo pelo seu País. O ascendente passa a ser Aquário, e os seus regentes Saturno e Urano estão conjuntos às fortunas Júpiter e Vénus. Júpiter angular rege o MC em Sagitário, neste local Paulo Bento aspira a grandes feitos e pode bem obter uma excelente reputação de treinador a nível internacional com a vitória neste jogo e a passagem à próxima fase. Neste mapa a Parte da Fortuna está em conjunção exacta ao MC.

No Retorno Lunar de Paulo Bento para este periodo, temos um ascendente em Virgem, signo onde Paulo Bento tem muitos planetas e signo que abre a casa do estrangeiro, a 9, no seu mapa natal. O Regente Mercúrio está conjunto ao MC e ao Sol do retorno Lunar e este Sol faz uma conjunção exacta a Mercúrio natal. O ascendente do retorno lunar estará em conjunção a estes planetas e ao MC no dia a seguir ao jogo de Portugal com a Holanda, estando na altura do jogo em conjunção a Júpiter. É um bom indicador da passagem de Portugal à fase de grupos, no entanto está lá o nodo sul o que trás alguma sombra a esta possibilidade, indicando acontecimentos inesoerados de carácter negativo.



Outro indicador de sucesso no momento é o mapa de retorno solar de Paulo Bento para o dia 20 de Junho, 3 dias depois do jogo, com o Sol em conjunção exacta ao ascendente. Indica sucesso, fama, e claramente grandes compensações financeiras, pois a Lua está em regência e rege a casa 2 e dispõe Mercúrio, regente do ascendente e na casa. Creio que uma passagem aos quartos de final trará compensações financeiras da UEFA e Federação e contratos publicitários, a Lua está em trígono estreito com o MC, o dinheiro está ligado à carreira e imagem pública, está em oposição a Plutão na 7, em sextil ao MC, indicando como referido, novos contratos.



Relembro que Paulo Bento está na Firdária Sol/Mercúrio, uma fase de sucesso ligada ao seu trabalho e ao estrangeiro.

Se dependesse apenas de Paulo Bento, a Selecção Portuguesa estaria nos quartos de final.



Cristiano Ronaldo


Como já tinha referido em texto anterior, Ronaldo tem Saturno em trânsito conjunto ao MC, representando um pico na sua carreira.
Neptuno faz um sextil ao seu ascendente e Neptuno natal e trígono ao descendente e a Plutão. Existe uma empatia natural no contacto com os outros, há uma percepção quase mediúnica daquilo que o rodeia, mas também podem ocorrer desilusões neste período apesar do carácter positivo dos aspectos.
Júpiter está ainda em trígono com Júpiter natal apesar do aspecto ser já separativo, o que indica um benefício pessoal, faz também uma oposição a Saturno natal na casa 11, indicando que a sua performance no jogo pode não contribuir para a vitória do grupo, este aspecto é já separativo com 4º, esta pressão tende a desaparecer. Júpiter faz agora um sextil exacto a Marte natal, favorecendo o seu lado competitivo e físico, é muito positivo, também é favorável à concretização. Júpiter aplica-se a um sextil a Vénus natal, que rege o MC, indicando também um benefício na imagem pública e carreira.
Vénus faz um sextil a Mercúrio e um trígono à Lua, são aspectos que fomentam a empatia e a criatividade.
A Lua em trânsito faz aspectos mais positivos que no jogo anterior, onde as emoções tolheram a capacidade de concretização de Ronaldo. A Lua faz agora um trígono exacto a Mercúrio, equilibrando melhor o lado racional e emocional e aplica-se a um sextil à Lua Natal, penso que o estado emocional de Ronaldo estará mais estável neste jogo.
No Retorno Lunar de Ronaldo para este período temos um ascendente escorpião demonstrando a carga emocional e grande pressão desta fase, este ascendente cai na casa dos grupos e esperanças no seu mapa natal. O regente Marte está na casa 10 em virgem, tem triplicidade e é o signo que abre a casa 9 do estrangeiro no seu mapa natal. O MC em Leão, tem o seu regente Sol angular na casa 7. Mercúrio, regente da casa 11, dos grupos e esperanças, está angular, em regência e cazimi (no coração do Sol). Este Mercúrio está extraordinariamente forte e dispõe Marte (regente do ascendente na 10), o que faz com que este, somado à sua condição de regente do ascendente, angularidade e triplicidade tenha um bom desempenho. No dia do jogo o ascendente do retorno lunar estará em conjunção a Marte. É um forte indicador de um desfecho positivo e de uma passagem aos quartos de final.

O local do jogo é também um sítio importante para Ronaldo. No seu “relocation chart”, o ascendente passa a ser Aquário, e os seus regentes Saturno e Urano são os planetas mais elevados do mapa. Urano está na casa 10 em conjunção ao MC e Saturno está na casa 9. Este MC em Sagitário aspira a grandes feitos e sugere mudanças inesperadas pela presença de Urano. Aqui as suas facetas de rebeldia, originalidade estarão mais elevadas. O Sol faz um sextil ao MC, indicando brilho na sua imagem pública e carreira.
Nota-se uma melhoria relativamente ao jogo anterior, onde Ronaldo trabalhou muito mas falhou na concretização, dado ao seu estado emocional. Agora terá condições para fazer mais e melhor. Esperemos que seja importante para a passagem de Portugal aos quartos de final.

***
Uma análise exacta do desfecho do jogo viria da análise dos mapas de todos intervenientes com a hora exacta. Ou seja, com este texto pretendeu-se fazer um exercício astrológico de análise de parte dos envolvidos que desempenhem um papel de destaque. Esperemos que os aspectos positivos analisados sejam suficientes para levar a equipa portuguesa mais além.
Artigos relacionados:

Comentários