Alberto João Jardim. O líder carismático da Madeira*

por Patrícia Azenha Henriques - membro nº12


Insisto que o meu partido é a Madeira, pelo que não contem comigo para outras fidelidades partidocráticas, até pelas facas que foram metidas nas costas do povo madeirense”. Esta frase foi proferida por Alberto João Jardim no discurso de vitória das últimas eleições regionais da Madeira.

Alberto João Jardim, líder carismático do Governo Regional da Madeira há mais de 30 anos, é uma figura incontornável da política Portuguesa. Quer se goste ou não do estilo, este não é indiferente a ninguém e de certo não o é aos Madeirenses, a Madeira de hoje é muito diferente da Madeira dos anos 70.

Este madeirense nasceu no Funchal a 4 de Fevereiro de 1943, filho de funcionário público, foi estudar para Coimbra onde se licenciou em Direito, trabalhou como professor, foi Director do Centro de Formação Profissional da Madeira, jornalista e político, foi um dos fundadores do PPD logo a seguir ao 25 de Abril, junto com Sá Carneiro e outros. A par com a presidência do Governo Regional mantém a sua ligação ao Jornal da Madeira para onde escreve regularmente.

O seu ascendente é aquário, um signo de ar, a liberdade de expressão, a forma como pensa e comunica, a sua originalidade e independência são fundamentais, há um enorme interesse pelas causas sociais, pela política, pelos grupos ideológicos e revela uma forte individualidade. O seu regente tradicional Saturno encontra-se em conjunção ao seu regente moderno Urano, ambos em Gémeos e na casa 4, a casa que diz respeito à família, aos pais, aos seus bens imóveis, mas também às suas raízes, às suas origens. A sua motivação primária, que baseia todas as suas acções, está fortemente ligada à área de vida, onde se inclui a Madeira e os madeirenses. Para reforçar esta motivação, o regente da casa 4, Vénus, está na casa 1. A Lua, regente por exaltação de Touro, também está conjunta ao ascendente e em trígono partil com Saturno e é disposta por ele. Saturno também está em trígono com o ascendente e dispõe o Sol também na casa 1 e em conjunção ao ascendente.

Saturno, regente do ascendente está em gémeos reforçando a importância da comunicação, da liberdade de expressão e ideológica e sobretudo a multiplicidade. Saturno tem triplicidade, está angular, ou seja, está forte, realiza o que promete, mas poderá haver reveses ao longo da vida pois Saturno está retrógrado. Apesar da sua liderança incontestável, não foi fácil levar a Madeira ao estado de desenvolvimento que hoje tem. Esta Saturno na 4 indica enormes responsabilidades familiares, com as suas raízes, com a Madeira e a sua família madeirense. A conjunção a Urano espelha bem a sua necessidade e capacidade de quebrar com padrões antigos impostos pelo regime de Salazar. Ele de facto trouxe o progresso à Madeira. Saturno faz um trígono ao Ascendente e a Neptuno demonstrando assim o seu grande interesse e sintonia com os ideais colectivos e a capacidade de os concretizar através da sua sensibilidade, imaginação, mas também através da integridade. O sextil de Saturno a Plutão acrescenta grande determinação e poder pessoal, ele sabe dirigir os seus objectivos e concretizá-los como ninguém.

Outras áreas de vida se juntam à sua motivação primária através dos planetas que estão no ascendente e as casas que regem, são os assuntos da casa 6 pela presença da Lua junto ao ascendente, que é a forma como trabalha, os seus subordinados, o serviço. A casa 7 pela presença do Sol, que são os seus parceiros e os seus inimigos declarados. E ainda Vénus que rege a casa 9, além da 4 já referida, que são as viagens longas, os estudos superiores, a fé.

Todas estas contribuições para o ascendente e casa 1 indicam uma personalidade muito forte, multifacetada e esse seu lado carismático vem na sua maior parte deste conjunto. A Lua e o Sol por estarem conjuntos ao ascendente e também em aquário, dão uma contribuição mais significativa para a sua expressão individual do que Vénus.

A presença da Lua junto ao ascendente torna-o temperamental, ao sabor das suas emoções e das emoções daqueles que o rodeiam, fá-lo agir de acordo com o ambiente que o envolve e que capta muito bem, reforçado pelo trígono da Lua a Neptuno e um instinto forte conferido pelo trígono da Lua a Urano. O trígono partil da Lua a Saturno mostra a ligação que tem com o povo e as suas raízes e como trás para si, como causa pessoal, as causas do povo, com grande idealismo, sentido prático, conservadorismo, integridade. É alguém que se funde com o povo, gosta das coisas simples, das tradições da sua terra. A Lua rege a 6 e tem Júpiter na sua cúspide, esta Lua também trás para a sua personalidade e motivação a forma como trabalha, que tem um carácter emocional forte, um instinto de protecção aos subordinados, aos mais desfavorecidos, ao seu povo. Júpiter exaltado indica que o trabalho e a ajuda aos mais desfavorecidos lhe trás enorme satisfação e este é encarado com optimismo e é também motivo de crescimento e expansão. A Lua faz uma oposição partil a Plutão, que está conjunto ao descendente, neste envolvimento emocional com os outros há sempre uma afirmação de poder, é este pormenor que lhe dá um lado extremista quando algo não é do seu agrado, esta lua temperamental vai ao rubro quando o seu poder e a defesa dos seus é posta em causa e fá-lo em confronto directo, ele contra todos. Muitas vezes fala na independência da Madeira quando se sente impotente em lidar com os seus oponentes, quando a liberdade das suas ideias não pode ser posta em prática e é posta em causa, ou não fosse esta uma Lua de Aquário.

O Sol na casa 1 em Aquário indica uma forte afirmação pessoal, um grande interesse e defesa das ideias, das suas ideias que apresenta como ideias do grupo que lidera, à política, à defesa de causas sociais. É alguém que irradia energia, não passa despercebido. Como é um Sol de Aquário, por isso em exílio, a sua expressão é muitas vezes arrogante, teimosa e autoritária, impositiva. E assim também se caracterizam os seus oponentes directos que ele parece ter muitas vezes na mão, pois o Sol, é regente da 7 e está na casa 1 disposto pelo regente do ascendente, estão sob o seu domínio. O Sol está conjunto ao Nodo Sul na casa 1, reforçando um lado auto-centrado.

A parte da fortuna na 1 confere benefício pessoal, confere benefício através das suas realizações pessoais no âmbito das suas origens, da Madeira, pois é disposta por Saturno na 4.

Vénus em peixes na casa 1 também acrescenta à sua personalidade e motivação primária, a beleza, a arte, é sensível a ela, principalmente no que respeita às suas origens, pois Vénus rege a 4, mas também à fé, às viagens e estudos superiores, pois Vénus rege a 9. É alguém sociável, simpático e que gosta de se divertir, todos conhecem o seu gosto pelo Carnaval da Madeira. Sugere simpatia e empatia. Alberto João tem um temperamento fortemente sanguíneo, Vénus na casa 1 reforça esta sua faceta comunicativa, sociável, versátil e está em exaltação! O sextil de Vénus a Marte na casa 11 acrescenta grande acção e magnetismo, expressa-se sempre com intensidade, com paixão. Por vezes Vénus é controlado e abafado pela quadratura a Saturno na 4, o que indica um sentimento de culpa quando tem essa expressão mais alegre e despreocupada de Vénus, há sempre presente uma responsabilidade e também é extremamente sensível à crítica, principalmente a que vem da casa 4, dos madeirenses, da sua família mais restrita e alargada. Aquilo que mais gosta também é o que mais o atinge.

A casa 3 da comunicação, das ideias, está em Carneiro, é portanto activa, corajosa, extrovertida e é direccionada para o grupo, para interacção social, pois Marte está na 11 em Capricórnio, que reforça o lado activo e acrescenta ambição, pragmatismo. E esta é a faceta que conhecemos quando é entrevistado ou nos seus discursos, pois Marte também rege o MC que está em escorpião, a sua imagem pública e carreira é caracterizada por intensidade, pendor emocional, que reage agressivamente quando a sua estabilidade emocional e do povo que representa é posta em causa, oscila entre uma postura defensiva e de ataque de acordo com as circunstâncias e também é visto como um líder estratega que não mostra todos os seus trunfos.

Alberto João tem a sua faceta aberta e comunicativa, mas tem um lado mais secreto e fechado, não só pelo referido MC em escorpião, mas porque o regente da sua casa 5, dos prazeres, divertimentos, filhos e também da casa 8, das suas angústias e medos, do seu lado mais obscuro, está na casa 12, das limitações, dos inimigos ocultos, das coisas escondidas, do exílio. Além disso Mercúrio faz um sextil ao MC indicando que esta faceta está em harmonia com a sua imagem pública e carreira. Mercúrio na 12 indica que quando se diverte e quando está angustiado procura não demonstra-lo, fá-lo com reserva, na sombra, prefere o isolamento e está directamente ligado também à sua ideia de inimigos ocultos. Há grande imaginação e intuição ligada a este Mercúrio, que faz trígonos com Urano e Neptuno, mas a sua energia de base é de Capricórnio, pragmática, objectiva, persistente, séria, prudente, mas também desconfiada e céptica. Por estar retrógrado Mercúrio revela uma mente indecisa, mas mantém essa indecisão na esfera privada.

Analisando o mapa de uma forma geral temos algumas características que saltam à vista e são também importantes na personalidade e vida de Alberto João Jardim.

O mapa tem os seus ângulos em signos fixos, indicando um lado conservador, com enorme tenacidade e teimosia. Há muitos planetas retrógrados, tirando Mercúrio que está bem escondido na casa 12, os outros planetas são sociais e transpessoais e indicam reveses, retrocessos nas áreas de vida onde estão colocados. Apesar das grandes batalhas que tem travado, Alberto João continua a ser o líder do Governo Regional, há mais de 30 anos. A grande quantidade de planetas angulares, muitos deles em exaltação, dão um contributo importante para que se realizem as promessas deste mapa, a capacidade de ser bem sucedido é grande e está à vista. O MC em escorpião, o seu regente Marte exaltado na 11. A Casa 11 em Sagitário, o seu regente Júpiter exaltado na 6. O FC em Touro, Vénus exaltada na casa 1. Muitos planetas exaltados e em casas importantes para a sua afirmação pessoal, liderança de grupos, trabalho, carreira, confere estabilidade, trás o melhor destes planetas. Vénus e Marte em aspecto, que são os planetas mais fortes do mapa, casa 4 e casa 10 em harmonia e o MC em signo fixo, acrescentam pontos a esta longevidade incontestável.

Alberto João Jardim está com 69 anos, uma idade avançada e que se torna mais pesada à medida que os problemas de saúde surgem, limitando a sua capacidade de acção e dedicação às causas da Madeira de uma forma permanente. Ainda está no segredo dos Deuses quem vai ser o seu sucessor, bem à maneira do seu Mercúrio em Capricórnio na casa 12, mantém isso secreto até à última, mas poderá estar mais próximo do que se espera.
***

Fonte biográfica e imagens: Website do PSD Madeira http://www.psd-madeira.com
Fonte de dados de nascimento: Certidão de nascimento obtida na Conservatória do Registo Civil


*Artigo publicado no Jornal Astrológico da ASPAS – Nº1 - Julho a Setembro 2012, pág. 21

Comentários