Diário de uma astróloga – [44] – 30 de Janeiro de 2013 - O trio Aquário, Urano e Prometeu


por Luiza Azancot - membro nº15
Quando perguntam à astróloga “o meu signo é bom ou mau?”, respondo que todos os signos podem ser expressos de forma positiva ou negativa e não há um melhor do que outro. Mas eu, Luiza, tenho preferências: gosto imenso do Aquário. Ainda bem, porque o Sol está nesse signo desde 19 de Janeiro e até 18 de Fevereiro.
A necessidade arquetípica do Aquário é de liberdade e de obter novas perspectivas com mudanças e progresso. Está ligado às invenções e à tecnologia. As personagens aquarianas são de uma certa forma rebeldes, revolucionários, têm espirito aberto e poucos preconceitos. Tanto podem ser altruístas e humanitários como originais e excêntricos ou acumulando ambas facetas.
O símbolo de Aquário parece uma corrente eléctrica e a imagem clássica ligada à constelação representa uma figura humana canalizando a sabedoria do céu para a Terra.
O planeta Urano regente de Aquário foi descoberto em 1781 por Sir William Herschel. Foi o primeiro planeta descoberto através da tecnologia de ponta da altura – o telescópio. Há milénios que não se batizava um planeta e dar-lhe nome foi um processo complicado. Herschel quis baptizá-lo com o nome do rei George III, Georgium Sidus, ou com o seu próprio nome. Os outros astrónomos não acharam bem. O astrónomo alemão que estudou a orbita deste novo planeta, Johann Bode (um Aquário nascido a 19 de Janeiro) sensatamente sugeriu Urano, nome do deus que na mitologia reinava sobre o céu e era pai do deus Saturno. Em 1789 foi descoberto um novo elemento baptizado “urânio” e a partir daí, Úrano foi a denominação mais usada por astrónomos e astrólogos e desde 1850 a única.
Em termos físicos o planeta Urano revela excentricidade (característica de aquário) porque a sua inclinação é de mais de 90°. Isto é, gira sobre si mesmo na horizontal e não na vertical como todos os outros. Em termos astrológicos começou-se a verificar também uma anomalia: ao contrário dos outros planetas, cuja energia se assemelha à mitologia do deus respectivo, a energia do planeta Urano sincrónica com o comportamento humano e assuntos mundanos nada tem a ver com a mitologia de deus do mesmo nome. 
Em 1978, Richard Tarnas, psicólogo, historiador, astrólogo e filósofo americano tem uma inspiração e propõe a mitologia de Prometeu para a compreensão do Úrano astrológico. Mais tarde escreve uma monografia “Prometheus the Awakener” que aconselho a todos os estudantes de astrologia.
O titã Prometeu era um herói que se rebelou contra os deuses e lhes roubou o segredo fogo para o dar à raça humana permitindo assim o seu progresso e civilização. Foi o primeiro humanitário! Zeus, furioso, castigou Prometeu aprisionando-o contra um rochedo onde todos os dias uma águia gigante lhe ia comer um bocadinho de fígado. Este martírio durou até que Hercules o libertou e matou a águia.
Tarnas não liga muito à parte sangrenta do mito mas sim ao lado rebelde e humanitário e aponta cheio de razão que a energia de Úrano também coincide com a do período em que foi descoberto: a primeira revolução industrial, a revolução francesa e a declaração da independência dos Estados Unidos.
Olhando para fenómeno cultural dessa época, o Romantismo (1770 – 1840), constato que o mito de Prometeu aparece na obra literária de expoentes do espírito romântico,  tendo alguns deles fortes qualidades aquarianas e/ou uranianas.
·         Goethe com Úrano em Aquário oposto a Mercúrio escreve o poema “Prometheus” em 1774 mas só publicado em 1789.
·         Lord Byron nascido em 1788 com Sol, Vénus, Saturno e Plutão em Aquário escreve “Prometheus” em 1816.
·         Mary Shelley nascida em 1797 com o Sol conjunto a Úrano publica Frankenstein em 1818 com o subtítulo “The Modern Prometheus”.
·         O seu marido, Percy Shelley, nascido em 1792 e também com Sol conjunto a Úrano escreve “Prometheus Unbound” em 1820. Os seus escritos foram tão revolucionários que Gandhi afirmou ter sido influenciado por ele.


Estes sincronismos levam-me a acreditar que Richard Tarnas tem toda a razão e que a mitologia de Prometeu é essencial na compreensão de Aquário e Urano.
O mito e a sua ligação à energia aquariana estava bem vivo quando um século mais tarde John D. Rockefeller Jr., nascido a 29 de Janeiro de 1874 com Sol, Vénus, Mercúrio e Saturno em Aquário em oposição a Úrano escolheu como símbolo de progresso para o seu moderníssimo Rockfeller Center em Nova Iorque a escultura de Prometeu que muitos dos meus leitores já admiraram. Agora olharam com novos olhos!
No próximo post falarei dos meus Aquários favoritos.


Comentários

  1. Gostei muito e aprendi demais Luiza!
    Um beijo agradecido.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luiza

    Belo texto. Gostei muito e sobretudo à referência de um dos grandes pensadores da actualidade: Richard Tarnas. Já o mencionei na minha Cova do Urso.

    Vou deixar aqui este breve mas significativo apontamento sobre Tarnas:

    «Este foi o homem que, numa entrevista ao New York Times, e quando confrontado com a pergunta habitual se os astros determinam a nossa vida, perguntou ao entrevistador “Que horas são?”, que lhe respondeu atónito “Meio dia e meia.” “Como sabe isso?” perguntou Richard Tarnas. Ao que o entrevistador respondeu: “Olhando para o relógio.” “Acha que foram os ponteiros do relógio que causaram a hora?” A resposta foi óbvia – não. Foi quando o filósofo e astrólogo explicou: “Pois sucede o mesmo com os astros. Não causam nada. São ponteiros que nos permitem tomar nota das horas do cosmos. Porque somos cosmos em forma humana! Nós somos o modo que o cosmos usa para se sentir consciente de si mesmo.”»

    'Tarnas no Cova do Urso'

    ResponderEliminar

Enviar um comentário