Resposta da ASPAS ao comentário do Professor Marcelo Rebelo de Sousa em 17/03/2013 na TVI


Em virtude de sermos uma Associação Portuguesa de Astrologia que tem como principal objetivo dignificar a Astrologia em Portugal e seus profissionais na execução do seu trabalho, mostramos em baixo a nossa atuação ao sucedido no passado domingo, na rubrica "Comentários de Marcelo Rebelo de Sousa", na TVI com Judite de Sousa. 


enviado email para a TVI -  18/03/2013 ás 20:30
"Exmos/as Senhores/as, 
Drª Judite de Sousa 
Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e Sr. Director da Informação da TVI 
Assunto: Comentário desajustado do Professor Marcelo Rebelo de Sousa em 17/3/2013 à actividade de astrólogo.
Apresentamo-nos: somos a ASPAS - Associação Portuguesa de Astrologia e tem por missão defender e promover o estatuto profissional dos astrólogos e da astrologia. Mais abaixo deixaremos todos os links para poderem consultar e saberem mais sobre nós. 
A nossa intenção, hoje, é com muita clareza, apresentar a nossa estranheza e desagrado pelo ocorrido na noite de 17 Março com os estimáveis Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e Drª Judite de Sousa. 
Assim: Como é público e ficou gravado [http://www.tvi24.iol.pt/503/politica/marcelo-rebelo-de-sousa-marcelo-vitor-gaspar-setima-avaliacao-j8-tvi24/1430452-4072.html ], o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, na noite de 17/3/2013, no seu habitual espaço de comentários na TVI, na presença da Drª Judite de Sousa, teve um comentário muito infeliz para toda uma classe sócio-profissional, a propósito da sua opinião pessoal sobre o Ministro Vitor Gaspar, que: «Já não é o ministro das Finanças, é o astrólogo Vítor Gaspar», por não acertar nenhuma previsão dos Orçamentos do Estado. 
Não estamos aqui para defender o senhor ministro, pois isso é assunto que não nos pertence, mas sim para defendermos a função profissional de astrólogo. 
O país ouviu de um dos comentadores mais conhecidos e escutados da televisão portuguesa, reduzir a nada a credibilidade de uma classe profissional, ao afirmar que os astrólogos não acertam previsões do Orçamento de Estado. Isto é ridículo e um abuso da posição de 'opinion maker'. Obviamente, não compete aos astrólogos fazerem Orçamentos de Estado, pois, contrariamente ao que V.Exas. deram a entender, estão aptos a analisar através da simbologia astrológica, uma série de questões sobre a inépcia governamental e o atual estado de coisas. 
Uma simples consulta a um bom astrólogo ter-lhes-ia dito que todos os Orçamentos de Estado feitos desde o inicio da crise, assim como os dos próximos anos, pura e simplesmente colapsarão. 
Também presumimos que a atitude acima referida de V.Exas. deve-se ao verdadeiro desconhecimento e consequente preconceito, do que é a astrologia e os seus profissionais, pois certamente devem estar muito habituados a que muitas pessoas se aproveitem do nome «astrólogo» para usarem os medos e crendices de muita gente, em todo o mundo. 
Como em todas as profissões há bons e maus profissionais, tal como entre os comentadores e jornalistas. Porque consideramos V.Exas. como bons profissionais, independentemente de certos comentários desajustados que possam fazer, é que estamos a contactar para esclarecer este assunto. 
Compreendemos o desajustamento de V.Exas. em relação a este assunto, mas o que aconteceu é grave, pondo em causa uma classe profissional muito esforçada, que estuda no mínimo durante 3 a 4 anos [equivalente em anos e profundidade aos estudos superiores de V.Exas., mesmo que isso possa parecer 'incrível'].
A ASPAS, nasceu com esse objetivo, credibilizar e dignificar a Astrologia em Portugal, e continuaremos neste trabalho de união de profissionais que a cada dia que passa seus trabalhos são reconhecidos pelo publico em geral incluindo os mídia. 

Com os nossos mais respeitosos cumprimentos, 
Isabel Guimarães 
Presidente da ASPAS - Associação Portuguesa de Astrologia 
Nossos sites e espaços na internet: 
Site: http://www.associacaoportuguesadeastrologia.com
No Facebook: http://www.facebook.com/AspasAssociacaoPortuguesaDeAstrologia 
Blogue: http://associacaoportuguesastrologia.blogspot.pt 
Twiter: https://twitter.com/aspas2"


"Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados".
Sócrates

Comentários

  1. Cambada de ignorantes!!!! Se ao menos saíssem dos seus pedestais.... com um bocadinho de humildade! Percebiam que as contas que deviam fazer nada tem a ver com a matemática!!!!! Parabens Cláudia ,

    ResponderEliminar
  2. A Ignorância provoca este tipo de afirmações!

    ResponderEliminar
  3. ?! Gosto de astrologia e acho que movimentos como o vosso são importantes, no entanto, é uma tontice este tipo de reação. Não percebo a questão do "desajustado" até porque esta carta não o explica. Só vejo inteligência neste tipo de manifestação se o objetivo for a futura referência num dos seus comentários num próximo programa.

    ResponderEliminar
  4. Será que as pessoas sabem o que faz um astrologo realmente? Será que os astrologos sabem qual o seu papel e até onde podem atuar? Será que a astrologia trata do futuro? Não será essa imagem uma imgem desatualizada e medieval? Será que nao sofremos todos de um complexo messianico? Não será a tecnica infalivel? Para lá dos maus orçamentos e da vossa proposta a "bons astrólogos" (sejá lá o que isso for), a carapuça serviu a alguns. Afinal foi uma optima metáfora a do sr. Marcelo.
    À associação ASPAS incentivo que promovam a regulação de competências da prática astrológica...Lamento mas não me revejo na vossa resposta. Atentamente, Miguel Angelo.

    ResponderEliminar
  5. O cosmos funciona mecanicamente com uma regularidade matemática absoluta. A contabilidade dos planetas bate sempre certa. A capacidade de avaliação do seu impacto temporal e qualitativo depende da qualidade do astrólogo. Mas dizer que um ministro deve saber o que um astrólogo não sabe não faz sentido, demonstra desconhecimento para não dizer ignorância, é uma acusação digna dos tempos da santa inquisição, um aparte xenófobo e uma graça sem graça num país que tem a maior escola de astrologia do mundo.....Se o comentador fosse a um astrólogo este concerteza que o alertaria para os trânsitos que agora o estão a afectar e aconselharia reserva nas afirmações..... Rosita Iguana

    ResponderEliminar
  6. De facto ouvi o comentário e por ter algum conhecimento de astrologia pareceu-me de facto bastante infeliz, é sempre infeliz emitirmos opiniões sobre o que não conhecemos...corremos o risco de cair no ridiculo...acho muito bem que tenha existido quem fizesse algo diferente...a importância aqui foi sair do comum portuguesismo, a verdade é alguém (ASPAS) marcou a diferença...é da natureza humana complicar o que é simples...um astrologo é um historiador...e se os nossos governantes apenas se concentrassem a olhar para a mesma, mesmo sem contemplar o céu, não faziam tanta asneira e evitariam muitas calamidades! A ignorância é das maiores inimigas da humanidade...pois o Sol que gire em volta da terra, que sendo plana ,não deixará ninguém cair...

    Aliás seria muito justo já agora que está na "moda", remeter o assunto para o Tribunal Constitucional...como explicará um político a sua descrença na Astrologia se criou um CAE para a mesma? Será licito cobrarem impostos a um "bruxo" dum Astrologo? Santa paciencia...

    "Astrology is a science in itself and contains an illuminating body of knowledge. It has taught me many things and I am greatly in debt to it." ~ Albert Einstein

    Mas a minha favorita, mesmo é do 1º bilionário norte-americano, JP Morgan: " "Millionaires don't use astrology, billionaires do."

    Já agora, por curiosidade, alguém dessas ilustres criaturas respondeu ao reparo que foi feito?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário