Um caso de sincronicidade - por Luiza Azancot - membro nº15

Nossa casa em Cape Cod foi-se e com esta venda o lugar onde a família se reunia também desapareceu. Meu marido e eu vamos ter a nossa casa em Portugal, minha filha, o marido e três filhos vivem perto de Londres e meu filho, a sua mulher e os seus três filhos vivem agora em Seattle.

Nos últimos nove anos, os nossos filhos e netos chegavam a Cape Cod para passarem as férias de verão. Durante estas breves semanas eu cozinhava os seus pratos favoritos, prestava os primeiros socorros em casos de cortes e arranhões, tomava conta dos bebés, acartava com uma serie de pranchas para a lagoa e para a praia, em resumo fornecia um refúgio para que todos pudessem relaxar e estar bem.

Esta casa tinha um jardim onde eu, usando um pouco de criatividade e alguma imaginação, projetei e construi um jardim astrológico. O glifo de cada signo do zodíaco estava presente e sua função ou localização refletia um dos significados essenciais do signo.

Wikipedia define um símbolo como "um objeto que representa, significa, ou sugere uma ideia, crença, ação ou entidade material". Sendo uma astróloga arquetípica estou ciente da importância dos símbolos e tinha prazer em mover-me à volta deles. Sempre que empurrava uma das crianças no baloiço senti a energia de Leão, que está ligada à juventude, diversão e jogos. Cada vez que ia ao canto escondido do meu jardim deitar os restos de frutas e verduras no compostor reflectia no do poder transformativo de Escorpião que do lixo faz uma terra rica.

Os dois signos mais relacionados com a casa e o que ela representa em termos de ser um lugar onde a família estava reunida sob a asa protetora da matriarca são:
Caranguejo = casa, família, raízes, segurança emocional, carinho, proteção maternal, bebés
  e
Capricórnio = estrutura, tradição, responsabilidade, autoridade, pessoas mais velhas


O Caranguejo era um bebedouro de pássaros

que simbolizava o cuidado em fornecer água fresca para as aves e o Capricórnio era uma estrutura formada a partir de um velho pinheiro 


simbolizando tanto a casa como uma construção como a autoridade inerente a sermos os mais velhos.

O símbolo de Caranguejo partiu-se quando pusemos a casa à venda e quando chegámos para esvaziar a casa para os novos proprietários o símbolo de Capricórnio estava por terra, os restos da velha árvore derrubados pela última tempestade.

Carl Jung definiu sincronicidade como "ocorrências temporalmente coincidentes de eventos a causais". Não foi a venda da casa (Capricórnio) de família (Caranguejo) que causou a quebra destes símbolos, mas é certamente uma coincidência significativa. Os dois tipos de acontecimentos deram-se ao mesmo tempo em universos paralelos, o simbólico e o real, ambos contidos no conceito de Unus Mundus.

A sincronicidade não se limita à astrologia, mas a astrologia é o meu método de tornar consciente as conexões entre o mundo interior e o exterior. A quebra do bebedouro (Caranguejo) e da velha árvore (Capricórnio) deu-se ao mesmo tempo em que estrutura que eu construí para a minha família estava a desaparecer, assim como o meu mundo emocional (ainda que temporariamente) estava a desabar.

Sinto-me privilegiada de viver num universo encantado, cheio de significado que, apesar da dor de me despedir do lugar que amo, está-me a dizer numa linguagem clara que era altura de o largar.




Comentários