Despojar (se) – uma actividade própria de Saturno em Escorpião

No mês passado, em conversa com uma amiga astróloga sobre as dificuldades que muitas pessoas atravessam neste momento, a palavra despojar (se) foi usada com muita frequência.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, informa que o verbo transitivo significa:
1. Desapossar; privar de posse
2. Despir.
3. Roubar, saquear.
E o verbo pronominal significa:
4. Desapossar-se.
5. Despir-se.
6. Desembaraçar-se.

À saída de casa dessa amiga tinha comigo um guarda-chuva  de que muito gostava. Fiquei privada da sua posse quase imediatamente pois deixei-o no autocarro 738. No dia seguinte apresentei uma reclamação junto da Camara Municipal de Cascais pois o montante da licença de construção que me é exigido é um verdadeiro saque, sinto-me roubada.

Desde então, em conversas com amigas e clientes este tema tem aparecido repetidamente: a venda de uma casa é sentida como o despojar de uma forma de vida passada, a perda de um emprego sentida como o despojar de um rendimento fixo e seguro e a uma lesão num pé de uma pessoa que é muito activa sentida como o despojar do prazer de fazer desporto.

Saindo do mundo pessoal, li uma notícia onde o Papa Francisco convidava “a Igreja a despojar-se de um perigo gravíssimo, que ameaça cada pessoa na Igreja: o perigo da mundanidade”. Uma mensagem muito forte transmitida em Assis na sala do despojamento onde São Francisco, há oito séculos, se despojou de todas as suas posses.

Com tantas alusões senti que devia olhar para este processo através da visão astrológica.

Sempre que aparecem limitações olhamos para SATURNO que tem um ciclo à volta do Sol de 29 anos e por isso passa aproximadamente 2 ½ anos em cada signo. O 5 de Outubro de 2012 ingressou no signo de ESCORPIÃO onde está até meados de Junho de 2015. 



Os que tem mais conhecimentos astrológicos sabem que a intensidade de Saturno em Escorpião se encontra amplificada pela presença de Plutão (regente de Escorpião) em Capricórnio (regido por Saturno) (2008 – 2024).

A energia de Saturno pode ser sentida a nível material e a nível psicológico. As limitações são por vezes tão pesadas e tão restritivas que provocam pensamentos negativos, sentimentos de tristeza que nos fazem mergulhar na depressão. Saturno ou Cronos, o deus do tempo, obriga-nos aceitar que tudo tem a sua época e nada nem ninguém pode existir para além do seu período de vida natural.  

Escorpião é o signo ligado a processos de transformação: o que já não é necessário deve ser deitado fora (por nós próprios ou o Universo encarrega-se dessa tarefa com mais brutalidade) para dar lugar ao novo. O processo é de eliminação, de limpeza para atingir um estado de purificação. Escorpião também está relacionado com poder, tanto o dos poderosos deste mundo como o poder individual. Aos poderosos do mundo gostaria de lembrar que a roda gira e Saturno representa “dar contas” e Escorpião pode ser implacável. Individualmente para nos tornarmos realmente poderosos temos que perder medos e chegar ao fundo, ao fulcro, ao âmago de quem somos.

A combinação de Saturno em Escorpião não é leve nem divertida mas as experiencias de Saturno em geral e sobretudo em Escorpião, se bem vividas, acabam por trazer a serenidade e a solidez necessárias para atingir os grandes objectivos da vida. Saturno é o mestre exigente, o treinador que impõe disciplina e em Escorpião fá-lo através de treinos esgotantes que nos fazem perder tudo o que é supérfluo.

O Papa ao evocar os que foram “despojadas por este mundo selvagem que não dá trabalho, que não ajuda”, referia-se aos poderosos desde mundo cada vez mais desumanizados numa corrida para acumulação de riqueza. A CMC provavelmente vai conseguir despojar-me de bastante dinheiro que espero seja gasto para o bem da comunidade como espero que o meu guarda-chuva esteja a ser útil a quem o encontrou. A casa da minha amiga já não tem lugar na sua vida presente, o que lhe vai dar a possibilidade de construir outra coisa virada para o futuro, assim como a que perdeu o emprego está agora livre duma actividade de escrava para explorar novos caminhos e usar o tempo para fins mais uteis e a que tem o problema no pé terá que aceitar humildemente que a idade a despojou de uma saúde de ferro.

Pessoalmente Saturno em Escorpião ajuda a desembaraçar-me de coisas dispensáveis e acessórias, a largar o lastro e como a tarefa é difícil peço aos deuses e deusas do zodíaco que me concedam:

O poder da água para aceitar com naturalidade e elegância aquilo que não posso mudar
O poder do fogo para ter energia e coragem para mudar as coisas que posso
O poder do ar para ter o discernimento de perceber a diferença
E o poder da terra para ter a força de construir meu caminho futuro.

Luiza Azancot - membro nº 15


Comentários