Num dia de sol, com raios de luz a cobrir todo o céu, a Aspas - Associação Portuguesa de Astrologia, com a presença da sua Presidente Isabel Guimarães, foi recebida pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca, pelo seu representante Luis Miguel Figueiredo.
Neste clima caloroso, a recepção do evento do lançamento do livro "Tomé Descobre a Astrologia", começou de forma alegre, amigável e de excelente profissionalismo.
Começamos a subir as escadas que nos levava a sala, espaço da Biblioteca dedicada as crianças, que de imediato nos envolveu num sentimento de partilha.
Antes de começar o evento, Ricardo Couto, padrinho do livro, e a autora Isabel Guimarães, partilhavam os momentos com os participantes que se juntavam a este encontro, vivendo momentos que mais tarde ficarão para a memória de todos os presentes.
Destacamos Jorge Castelo Branco, editor do livro, pela SedaPubicações, as coordenadoras da edição Inês Miranda e Patricia Almeida, assim como a ilustradora do livro Clara Almeida, e vários membros da Aspas-Associação Portuguesa de Astrologia, professores e colaboradores da Biblioteca.
A medida que as crianças das Escolas iam chegando, o espirito de descontração foi crescendo, levando a autora a começar por explicar o que era Astrologia, e para que servia, sendo que foi de imediato surpreendida com a participação ativa das crianças.
Isabel Guimarães passa a palavra ao padrinho do livro, Ricardo Couto, que começa a ler um pouco da história de Tomé, na sua descoberta pelo mundo da Astrologia, criando uma sinergia contagiável, levando as crianças e adultos a uma curiosidade crescente.
Após várias paragens, devido a interação das crianças, são criadas várias ações didáticas levando a uma crescente curiosidade e compreensão dos presentes.
De seguida, é mostrado o universo com as respetivas constelações, levando as crianças a identificarem o seu signo e os planetas, transportando-as numa viagem pelo nosso universo a partir da Terra.
Foi explicado como se poderia ver todas as estrelas, astroides, planetas, etc, através de um programa informático e do telescópio que se encontrava na sala, que todos tiveram oportunidade de observar.
Antes de encerrar a sessão, Isabel Guimarães coloca uma musica do Sistema Solar, onde todos cantavam e batiam palmas ao som dos planetas.
Seguido de um lanche, todas as crianças estavam felizes e com vontade de apreender mais sobre Astrologia e saber como Tomé foi apreendendo com os seus recentes amigos Sol, Lua, Mércurio, Vênus e Marte, e como conseguiu tomar conta da Torre da Babilônia, na ausência de Ptolomeu.
Deixamos um agradecimento a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a todos os participantes.
INFORMAÇÃO:
Fica prometido a viagem do Tomé por outros locais do país, levando-nos ainda este mês ao Brasil, a cidade de São Paulo, na Escola Regulus, sendo o seu lançamento no dia 27 de novembro, podendo saber mais informações através da Escola Regulus Astrologia
Porque nosso lema é "Juntos Fazemos a Diferença", cresce a cada dia a união de saberes, de partilha e da própria dignificação e divulgação da Astrologia.
Até ao nosso próximo encontro, deixamos um grande abraço a todos e um OBRIGADA por nos acompanhar.
Equipa Aspas
Muitos parabens Isabel e ASPAS. Grande iniciativa!
ResponderEliminar