ESPECIAL INFORMAÇÃO - 1º Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia - 20/21 e 22 de março/2015 - Parque das Nações Lisboa
ESPECIAL INFORMAÇÃO - Fechamos a lista de todos os Congressitas Convidados e respetivos temas
Verifique as várias novidades
Aproveite as condições especiais de inscrição, enviando o comprovativo do pagamento e respetivas informações solicitadas.
Em breve anunciaremos o respetivo PROGRAMA, mas desde já informamos que fechamos os nomes dos Congressitas convidados e respetivos temas.
Salvaguardamos alguma alteração caso se justifique.
http://www.youtube.com/watch?v=Cb7wRFzuLS0&feature=youtu.be
Nota: devido a atualização do video promocional, retiramos o link do video anterior apresentado
Informamos que todo o evento terá a cobertura da TV - Clic 3 teremos repórter de imagem e serão realizadas várias entrevistas aos respetivos congressitas.
Apoio especial na Abertura Solene - PORTOCANAL
TODO O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO VIA WEB PARA O BRASIL
Em breve anunciaremos como o fazer .
ATENÇÃO: só para os residentes do Brasil, confirmando o seu IP
Apoio IMG e TV Clic3
Salvaguardamos alguma alteração caso se justifique.
http://www.youtube.com/watch?v=Cb7wRFzuLS0&feature=youtu.be
Nota: devido a atualização do video promocional, retiramos o link do video anterior apresentado
Informamos que todo o evento terá a cobertura da TV - Clic 3 teremos repórter de imagem e serão realizadas várias entrevistas aos respetivos congressitas.
Apoio especial na Abertura Solene - PORTOCANAL
TODO O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO VIA WEB PARA O BRASIL
Em breve anunciaremos como o fazer .
ATENÇÃO: só para os residentes do Brasil, confirmando o seu IP
Apoio IMG e TV Clic3
Acompanhe toda a informação deste evento na nossa página web:
http://simposioaspas2015.wix.com/aspas
Conheça nossos Apoios - Portugal/Brasil
Patrocínios - Portugal
http://simposioaspas2015.wix.com/aspas#!apoios-patrocnios/c50y
Conheça nossos Apoios - Portugal/Brasil
Patrocínios - Portugal
http://simposioaspas2015.wix.com/aspas#!apoios-patrocnios/c50y
Acompanhe-nos também no facebook:
Contamos consigo!
Aceda a apresentação dos Congressistas e dos Temas através deste
Astrologia e Medicina Tradicional Chinesa
Astrologia e Medicina Tradicional Chinesa: As correlações entre as duas ciências: físicas, psíquicas e energéticas. Os distintos níveis de Luz. A astrologia Médica segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Crises, enfermidades e psicossomática vistas da união da Astrologia e da medicina Tradicional Chinesa. Atendimentos astrológicos utilizando também o Chi Gong e I Chuan
Alexey Dodsworth
Retrogradações - A origem do medo
A partir do estudo da cosmologia aristotélica, Alexey Dodsworth expõe a origem da matriz do pensamento que afetou a compreensão dos astrólogos no que tange ao significado de "retrogradação planetária". Uma nova proposta é evocada para o que os planetas retrógrados podem representar, sobretudo na análise de progressões.
Ana Gonzalez
Plutão e o filme Tabu de Miguel Gomes
A aproximação entre linguagens de áreas do conhecimento possibilita o estudo de Plutão na Astrologia junto ao filme premiado do cineasta português. Duas narrativas se mesclam: uma história de amor e a vida nativa de África. O crocodilo, divindade ctônica habitante das trevas é o elo essencial entre os vários aspectos das duas narrativas. Em todos, observamos significados plutonianos: o poder, o coletivo e o individual, a força do inconsciente e da natureza, a morte, a memória; a civilização e o ritual da sociedade primitiva. Em tudo isso, o pensamento astrológico sendo expressado pela arte.
Angélica Ferroni
Astrologia e magia natural no Renascimento
A noção de saúde presente na obra sobre medicina, astrologia e magia natural Liber de vita, do filósofo italiano Marsilio Ficino (1433-1499), apresenta elementos de uma ontologia na qual o ser humano se torna harmônico, pleno e saudável, a partir da sua relação com o cosmos. A proposta desta palestra é discutir a relação entre a astrologia e o pleno desenvolvimento do ser humano, no pensamento de Marsilio Ficino.
Barbara Bonvalot
O Medo e a Sombra no Mapa Natal
Medos, bloqueios e tudo aquilo que não aceitamos em nós são mecanismos de sobrevivência, que, no entanto, se podem tornar castradores e paralisantes, acabando por impedir o nosso crescimento e expansão. Mas eles são também a nossa maior riqueza, que, uma vez transformada, nos faz crescer para dimensões nunca antes sonhadas. Cada tema natal revela as nossas fobias e os nossos pânicos, mas também de que forma é que os podemos usar as pedras dos muros que se erguem à nossa volta para construirmos os degraus da nossa evolução.
Carlos Hollanda
Navegar as estrelas fixas:Técnicas de previsão com o cenário celeste
(Astrologia Comportamental, Mundial e Mundana)
Técnicas de previsão com o cenário celeste (Astrologia Comportamental, Mundial e Mundana): As estrelas fixas são uma extraordinária fonte de conhecimento simbólico e de precisão sob diversos fatores na leitura astrológica. Seu uso é eficaz em descrições de conteúdo psicológico, em previsões pessoais e coletivas e na promoção de situações desejáveis. Várias de suas características são literais, o que as estrelas indicam podem ser exatamente aquilo que elas significam em sua simbologia. Além das bases mitológicas que apresentam seus tons e aplicações, vamos nos embasar em modelos como os de Cornelius Agrippa e outros seus contemporâneos. Aqui entenderemos em que campos elas podem ser usadas, sobretudo em técnicas de previsão, como o Retorno Solar, Astrologia Horária e Astrologia Eletiva. Serão feitas demonstrações no local com voluntários.
Carmen Ferreira
Questões Éticas no Aconselhamento Astrológico
Carmen Ferreira
Questões Éticas no Aconselhamento Astrológico
Tendo em mente um dos principais objetivos da nossa Associação, que é a credibilização da prática Astrológica, importa referir e reforçar a questão da Ética Deontológica, quer quando se trate das questões filosóficas comuns a qualquer prática terapêutica ou de aconselhamento, quer quando as questões, que parecendo técnicas, como o tipo de informação a transmitir ao consulente ou a forma como se organiza essa informação, são pilares essenciais que devem sustentar o conhecimento Astrológico.
Celisa Beranger
O par Lua/Saturno e o desejo de ser particular
Segundo Dane Rudhyar “o desejo de ser particular” é indicado pelo par Lua/Saturno, uma vez que, o Sol possui uma natureza universal. Para o estabelecimento do ser em suas constantes exposições ao meio e à sociedade é preciso que Saturno e Lua atuem em conjunto. Saturno organiza as experiências e dirige os impulsos e as reações instintivas da Lua. Uma predominância da Lua ou de Saturno promove um desiquilíbrio que forma o que Rudhyar denominou como um “nó quanto ao desejo de ser particular”.
Os ciclos da Lua Progredida Secundária e de Saturno em Trânsito são corretivos das condições natais.
Apresentação com exemplos práticos.
Claudia Lisboa
O Feminino na Astrologia
As mulheres antes do patriarcado: a importância da dinâmica feminina no período Paleolítico e Mesolítico. A grande virada do Neolítico: o patriarcado. A substituição da grande mãe-terra pelos deuses masculinos.A dualidade feminina através de um passeio pela Mitologia Grega, pelo Gênesis no Antigo Testamento, pela simbologia astrológica e pela gramática da psicologia. Hécate, Hera, Deméter, Perséfone, Atená, Ártemis, Héstia e Afrodite são algumas das deusas da mitologia grega que representam as diferentes projeções do arquétipo feminino. Um Adão andrógeno, Lilith e Eva. A criação relatada no Antigo Testamento e no Zohar, o livro do Esplendor. Lua, Vênus, Lilith e Eclipses são os operadores que a Astrologia dispõe e que iremos acompanhar para falar do amor e da afetividade femininos. Desejos, afetos, sexualidade; o encontro com o outro; amparo e desamparo.
Daniela Rossi
Graus planetários no Mapa Natal
Como utilizar unicamente a carta de nascimento para reconhecer a formação de padrões arquetípicos e datar eventos significativos ao desenvolvimento pessoal. 8 técnicas simples, profundas e eficazes para explorarmos como foi desenvolvido o sistema de crenças do cliente e como ele atua dentro do próprio sistema, ajudando-o a reconhecer sua origem e romper determinados padrões.
Dimitri Camiloto
Reflexões Astrológicas sobre a Realidade Brasileira
Tendo sido já apresentado em várias capitais brasileiras e também na Argentina. Versa sobre inferências realizadas a partir da carta astrológica do momento da independência do Brasil (e da relação direta com a própria Coroa Portuguesa).
Eduardo Maia
A Fonte dos Desejos
Netuno simboliza a fantasia, o êxtase e todos os estados alterados da consciência, inclusive o ópio...
O Senhor dos Mares recicla nossos desejos (de + sideribus) que nos falam de estrelas...
De onde vem o desejo por Mares nunca dantes Navegados? E em que fontes beberam as
Entradas e Bandeiras?
O (re)ingresso de Netuno em Peixes (2011 a 2025) nos leva ao fundo do mar...inspira uma
nova onda de desejos...e nos conduz a uma Neo-Navegação pelas redes de unidade social.
Netuno comanda e quebra as ondas; provoca as tempestades; abala os rochedos; brota as
fontes (dos desejos?)... ‘A Fonte dos Desejos’ – Filmes editados
Aviso aos Navegantes:
Cinema é a Arte Netuniana, ilusória por excelência.
4 Filmes (sequencias) editados e comentados
I – “A Fonte dos Desejos” (Three Coins in the Fountain, 1954), de Jean Negulesco4 minutos
O amor dos Navegantes, no Tridente de Netuno
II – “Dumbo” (1941), de Ben Sharpsteen/Walt Disney 7minutos e 50 segundos
O ópio no mundo - do povo e dos Navegantes
III – “Como era verde o meu vale” (How Green was my Valley, 1941), de John Ford
A simplicidade da oração → O êxtase dos Navegantes, renovação da Fé!
IV – “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes 3minutos e 50 segundos
Desejo & delírio dos Navegantes
Erica Poonam
Astrologia Taoísta
Princípios fundamentais da Cosmologia Chinesa, os movimento do Céu ( Troncos Celestiais)
unidos aos movimentos na Terra ( Ramos Terrestres). Trânsitos ( Grande Limite : o Mapa de 10
anos, e os demais trânsitos taoístas como marcadores do "Relógio Biológico".
Fernando Fernandes
Das Erineas a's Powerpuff girls: Olimpo. Astrologia e Tv
Os personagens da indústria cultural são atualizações de mitos arcaicos, que povoam o imaginário de incontáveis gerações. Do Pato Donald a Sponge Bob, passando por Asterix, Bugs Bunny e Zé Colmeia, a identificação do público com os heróis da BD e dos desenhos animados é sempre mediada pelo reconhecimento subliminar de padrões astrológicos.
Fernando Guimarães
Trauma Infantil e Abuso de Substâncias, um Estudo Astrológico
Os personagens da indústria cultural são atualizações de mitos arcaicos, que povoam o imaginário de incontáveis gerações. Do Pato Donald a Sponge Bob, passando por Asterix, Bugs Bunny e Zé Colmeia, a identicação do público com os heróis da BD e dos desenhos animados é sempre mediada pelo reconhecimento subliminar de padrões astrológicos.
Enfoque: Astrologia e mitologia aplicadas à cultura de massa.
Giane Portal
Espelho meu, Espelho Céu
O que define os padrões de moda e beleza de uma época? Os movimentos celestes refletem movimentos históricos, que definem questões relacionadas ao conceito de imagem pessoal, ou auto-imagem. A forma como as pessoas se vestem e os padrões físicos considerados atraentes estão relacionados intimamente ao Zeitgeist. Essas referências históricas e estéticas encontram suas correspondências sob o prisma da astrologia.
O que define os padrões de moda e beleza de uma época? Os movimentos celestes refletem movimentos históricos, que definem questões relacionadas ao conceito de imagem pessoal, ou auto-imagem. A forma como as pessoas se vestem e os padrões físicos considerados atraentes estão relacionados intimamente ao Zeitgeist. Essas referências históricas e estéticas encontram suas correspondências sob o prisma da astrologia.
Gregório Pereira de Queiroz
As qualidades primordiais (quente, úmido, frio e seco) aplicadas à descrição estrutural dos signos astrológicos
As diferentes propensões da linha do tempo, expressas nos conceitos de quente, úmido, frio e seco, se combinam para formar a natureza essencial de Elementos, Signos e Planetas. Colocando foco no estudo dos Signos, por meio das qualidades primordiais, compreendemos o cerne movente de seu funcionamento, isto é, o movimento intrínseco que dá origem a todas as suas características. Este estudo permite olhar para os Signos, e toda a carta astrológica, vistos do lado de dentro de seu movimento, como uma constelação de forças dinâmicas, e não apenas pela forma exterior de suas manifestações.
Isabel Figueiras
A Bíblia e a Astrologia
A Bíblia apresenta nos seus textos muitas marcas astrológicas significativas. Pretende-se mostrar as passagens com essas referências e a sua importância nos factos descritos. Recorre-se também à arte sacra – eventos retirados da Bíblia – que tenham na sua composição referências astrológicas.
Isabel Guimarães
Astrologia Comportamental - Teoria de Marc Edmund Jones
Como verificar os padrões comportamentais de distribuição de planetas pelos signos e casas? Através do "gráfico" geral do mapa, fornecendo um ponto de partida seguro para a compreensão do modelo comportamental do individuo. A técnica é surpreendentemente eficaz e diretiva.
João Medeiros
A mudança do mundo - de 2000 a 2020
Nesta conferência, olharemos para as principais técnicas da Astrologia Mundial por forma a compreender as enormes mudanças em curso na nossa sociedade global, tanto em termos climáticos como económicos e sociais. Em particular, abordaremos o ciclo Júpiter/ Saturno– um temporizador excelente – aplicado a alguns países, incluindo o Brasil e Portugal. Em conjunto com outras abordagens, como a transição das Estrelas Reais, ficaremos com uma visão mais clara do passado assim como das condições e dos objetivos humanos até 2020 e além.
João Rodrigues Acuio
Almutem Figuris, o senhor da natividade, o guardião do destino
Como entender o senhor da natividade através do conceito grego de daimon. Como entender o Almutem Figuris dentro do conceito de estrutura de narrativa. Como dar corpo e voz ao senhor da configuração. Em suma: reflexões sobre o Almutem Figuris como protagonista, narrador e guardião do destino.
Jorge Lancinha
O mapa astrológico - A matriz do mito pessoal
É através das histórias que criamos e transmitimos a cultura, as crenças e valores de uma civilização. E é através de uma narrativa interior que significamos as nossas experiências de vida, entretecendo-as numa malha viva que dá corpo à nossa essência individual. O momento em que nascemos estabelece à partida um conjunto de possibilidades sobre as quais projectamos o desenvolvimento do nosso mito pessoal. Esse instante está codificado na posição dos planetas e aí temos tudo: os temas, as personagens, os cenários, os desafios, as conquistas, os tesouros. Olhar o mapa natal como uma história é a proposta desta conferência.
José Prudencio
Astrologia Filosófica - Um Método de Orientação, Previsão e Gestão Pessoal
A Astrologia Filosófica é uma abordagem racional e pragmática criada por José Prudêncio na obra Astrologia & Filosofia (2008), que renova a Astrologia e retoma a Filosofia como sabedoria de vida. A Astrologia Filosófica promove o autoconhecimento, a liberdade e a responsabilidade pelo nosso destino.
José Maria Gomes Neto
A Estrela de 5 pontas e os caminhos quintessenciais de Vênus
O ciclo das 5 conjunções inferiores de Vênus / Sol desenham um “pentagrama” no Zodíaco, ao longo de 8 anos, indicando 5 caminhos quintessenciais de desenvolvimento existentes em todas as formas em espiral que obedecem à lei das proporções áureas. O circuito dos signos, casas, planetas ativados nesses períodos, permite perceber sincronicidades e qualidades essenciais do momento, detectar sementes do futuro presentes, e por meio de exercícios de Astro*Coaching, favorecem a compreensão e definição de Metas em níveis mais profundos, e a realização de projetos de vida. O tema Vênus e a Sincronicidade foi comunicação no TEDxRio+20, em 2012.
Luis Resina
A Astrologia na época dos Descobrimentos Portugueses a astrologia contemporânea - o papel da lusofonia no mundo: 1160 - O Horóscopo da Ordem do Templo
No tempo do Infante D. Henrique - a astrologia e a tradição árabe e judaica Luiz de Camões - a astrologia no contexto da tradição greco-romana. Fernando Pessoa - a missão de Portugal no Mundo Agostinho da Silva, Portugal e Brasil - a visão aquariana do Novo Mundo
Luiza Azancot
Astrocartografia
Como escolher o melhor lugar para amar, para férias, para comunicar…. Viajar, emigrar ou trabalhar num lugar diferente do local de nascimento é uma realidade atual facilitada pela globalização. Através da Astrocartografia verificamos onde no mundo os nossos planetas natais ficam mais ativos e assim podem fortalecer ou amparar cada um de nós na sua jornada. A dimensão espacial da astrologia (astrocartografia) é uma ferramenta muito útil estudante e ao profissional de astrologia.
Márcia Mattos
Casa 12: Seus Múltiplos Significados
Um mergulho sobre esta misteriosa área de experiencia. Signos, planetas e pontos posicionados nesta casa.
Márcia Ferreira da Silva
Astrologia e a Psicologia Analítica de Jung: uma correlação
Conhecer a Psicologia Analítica criada por Jung nos ajuda a ter uma compreensão mais aprofundada da psique humana e também nos propicia uma análise mais aprofundada na leitura de um mapa natal. A teoria do Jung também é conhecida como a Teoria dos Complexos.
Maria Flavia Monsaraz
Kiron, ponte entre a Terra e o Céu
Entre Saturno e Urano. Entre Passado e o Futuro.
Entre o Espírito e a matéria, Kiron a chave de Aquário.
Saturno traz o passado ao presente, Urano leva o presente ao futuro.
Kiron é a sintese dessas duas intenções.
Ponte de ligação entre 2 tempos, simboliza o tempo não cronológico, não um tempo de duração, um tempo interior:
O tempo "vertical", o tempo da evolução da consciência.
Kiron simboliza o momento exacto, a sincronicidade entre 2 dimensões, o mundo interior e o mundo exterior.
Num tema natal, Kiron defende a área em que cada um se transcende a si próprio, ignorando os seus limites pessoais.
Kiron é em nós, quando atingimos a sua frequência, o ponto de união entre a Terra e o Céu.
Urano, neptuno e Plutão, os Planetas lentos como Arquétipos Vivos
A qualidade própria de cada Planeta Lento, corresponde a um apelo transpessoal
que acorda memórias supra conscientes na nossa psiquê.
Urano, Neptuno e Plutão são a expressão Externa de uma Eterna expansão.
Imprimem na matéria e no inconsciente colectivo das massas,
o movimento que actualiza a evolução do Universo
e a nossa própria evolução.
Maria Jose Costa Felix
As várias estações da vida
Embora sujeitos às leis do tempo como tudo o que é matéria, podemos ir tomando consciência da dualidade espírito/matéria que somos e, assim, nascendo em graça e sabedoria.
Nascimento, vida e morte são as três grandes fases desta nossa vida através das quais é suposto descobrirmos como nos podemos ir equilibrando entre a transitoriedade que a caracteriza e a eternidade que sentimos nos chama.
O nascimento é representado pelo Sol, a idade da Lua vai até aos sete anos, a de Mercúrio entre os sete e os 14... e por aí adiante...
Do Sol a Plutão há todo um caminho de consciencialização crescente que nos é proposto ate´por volta dos 70 anos quando, como resposta a uma regeneração profunda a que somos convidados, podemos já estar conscientes de que só aceitando as perdas, as mortes que nos forem sendo apresentadas, conhecemos o verdadeiro sentido da ressurreição simbolizado pela Páscoa.
Ou seja, conscientes de que a morte é sempre o sinal exterior de uma passagem de nível em que o nosso Eu Divino deixa por completo de estar sujeito a tudo o que de uma forma ou de outra o nega.
Maurice Jacoel
Astrologia unida a saberes sistêmicos antigos e atuais
Astrologia como sistema, está unida a outros saberes tradicionais e contemporâneos como ferramenta de auto conhecimento , cura e liberação de transtornos que tem sua origem nos complexos familiares; e se estendem por gerações, muitas vezes reproduzindo padrões de comportamentos e escolhas que conduzem a dores , sofrimentos e tragédias familiares.
A união do saber Astrológico com outros saberes como atualmente são chamadas as técnicas de Constelação Familiar, torna possível aprofundar sistematizar, e encontrar soluções sutis diferenciadas.
Mauricio Bernis
Astrologia Empresarial – Oportunidade e Estratégia de Negócios
O uso da Astrologia nas decisões empresariais e de negócios.
A palestra tem como objetivo apresentar as técnicas aplicáveis de Astrologia na Administração e Planejamento Empresariais. O mapa natal da empresa e seus significados. As previsões astrológicas destes mapas. Outras aplicações.
Narciso Saramago
A geometria sagrada subjacente na estrutura da astrologia
Quem reflecte sobre a Ordem do Universo acaba por concluir que tudo se expressa de acordo com uma estrutura, e que esta está sempre presente e se repete de igual modo tanto nos organismos maiores assim como nos mais pequenos – “o que está em baixo, é igual ao que está em cima”. E para tentarmos entender o papel que desempenhamos no seio dessa ordem, temos de procurar entender também a linguagem dos símbolos matemáticos e geométricos presentes nessa estrutura, aquela orgânica que preside à manifestação das frequências electromagnéticas (luz e som) que seguem a mesma ordem. Em sua concepção e estrutura, o mapa astrológico encerra a mesma dinâmica no simbolismo, oferecendo-se como um guia no caminho para o desenvolvimento da consciência. Seguindo esta via podemos ousar entender a sincronia em tudo o que se manifesta, verificando que os nossos movimentos internos nada mais são do que um reflexo da mesma matemática e geometria das estrelas e planetas.
Nuno Michaels
Regentes e Dispositores – o fio de Ariadne e o labirinto do Horóscopo
À medida que integramos alguns princípios e regras astrológicas de trabalho com “regentes” e “dispositores” nas nossas delineações astrológicas, novas dimensões – e “fios outrora invisíveis” – se revelam perante os nossos olhos, dando-nos acesso à infra-estrutura energética oculta em qualquer Mapa Astrológico. Nesta introdução, estimulante e não-técnica a este tópico, exploraremos algumas regras e estratégias fundamentais que permitam integrar este conhecimento à leitura de um Mapa e explorando o seu significado e implicações, termos práticos, este conhecimento à nossa vida e à dos nossos clientes.
Patricia Azenha Henriques
Astrologia no Futebol. Prognósticos antes do jogo
Neste simpósio luso-brasileiro a proposta será apresentar um tema que una os dois países e que, obviamente, tenha interesse astrológico. Há uma frase célebre entre portugueses, entre muitas outras que fazem as delícias de quem acompanha o Futebol, proferida por João Pinto, um antigo jogador do Futebol Clube do Porto, “prognósticos só depois do jogo”. A proposta para os mais distraídos, será utilizar a astrologia para ajudar a devolver o real significado à palavra prognóstico, e para todos os restantes, explorar algumas técnicas para apurar o desfecho dos jogos de futebol e perceber quais são as mais eficazes e as suas limitações.
Patricia Ungarelli
Coaching Astrológico- seu autodesenvolvimento como meta
Nós Astrólogos sabemos ter em mãos uma poderosa ferramenta para diagnosticar o potencial humano, mas experimentamos muitas vezes a frustração de não acompanhar nosso cliente em seu desenvolvimento pessoal e aplicação sistemática de todas as informações que levantamos na consulta. Coaching e Astrologia, onde está o ponto comum? Qual a diferença do processo de Coaching e o método não linear do Coaching Astrológico?
Paulo Alexandre Silva
Thema Mundi - O Horóscopo do Mundo
O Thema Mundi é um horóscopo metafórico que circulou no mundo antigo desde o período Helénico ao Medieval usado como ferramenta ou mecanismo de ensino e que mostra-nos a suposta posição dos sete planetas clássicos aquando da criação do Mundo. Através deste Horóscopo temos a chave para desvendar a elaborada e intricada lógica por detrás do sistema Tradicional de Regências e Exaltações Planetárias e do Princípio dos Aspectos; um conhecimento basilar e tão necessário ao conhecimento da Astrologia, quer seja a Tradicional ou a Moderna.
Rosita Iguana
Plutão na história, histórias de Plutão
Os ciclos de Plutão, por si em em relação a outros planetas como Neptuno, Urano, Saturno e Júpiter encontram-se espelhados em ciclos de consciência, libertação, estruturação e liberdades desde a história antiga até aos nossos dias. Esta apresentação visa ilustrar algumas dessas correlações históricas tanto em termos colectivos como especificamente em horóscopos de países, reis, dirigentes e também na evolução da interdependência económica e financeira do século XX.
Roxane Pinheiro
Abordando a sinastria e a Psicologia Analítica: o casamento como relacionamento psíquico
O casamento como relacionamento psíquico: A proposta é estabelecer uma relação teórica da astrologia com a Psicologia Analítica, interpretando a sinastria de acordo com seu método . Jung esclarece que não existe nenhum relacionamento psíquico entre dois seres humano se os dois encontrarem-se em estado inconsciente. Quanto maior for a extensão da inconsciência, tanto menor se tratará de uma escolha livre no casamento. A desigualdade do tempo no processo de individuação de duas pessoas e o que Jung vai chamar do problema do envolvente e do envolvido serão aspectos abordados nesta palestra.
Sonia Cardoso
Uma aproximação entre Astrologia, Símbolos Sabeus e Cinema
Atribuir símbolos a graus zodiacais é uma pratica desenvolvida há séculos. O contato com os símbolos possibilita aprofundar o entendimento da própria individualidade, bem como das experiências cotidianas. Nesta apresentação abordaremos Símbolos Sabeus e sugerimos estudos contínuos, além da Astrologia e da utilização de recursos culturais disponíveis, tais como o cinema, com o propósito de entrar em contato com a riqueza que se encontra no mundo imaginário . Pretendemos encontrar o ponto de intersecção entre Astrologia, Símbolos Sabeus e Cinema e com isto auxiliar o cliente a ter entendimento de sua atual condição que vai além dos fatos.
Titi Vidal
Astrologia, Comunicação e Narrativas do Céu
Será que a mídia influencia a imagem da Astrologia? Será que parte do preconceito que existe acerca da Astrologia tem a ver com falta de informação e/ou com a informação distorcida presente na mídia? A comunicação pode ajudar a mudar esta imagem, divulgando mais e melhor a Astrologia? Este é o tema da minha dissertação de mestrado que será defendida ainda em 2014. Assim, em 2015, no I Simpósio Luso-Brasileiro de Astrologia, poderei apresentar o trabalho e seus resultados.
Vanessa Guazelli Paim
Lua Negra - Princípios e Prática Interpretativa
A Lua Negra, também conhecida como Lilith, ponto virtual que marca o apogeu da Lua, faz parte da rede lunar e diz respeito a questões como gravidade, gravidez, materialização, corpo, dificuldade e talento. Desde o visceral, contém a potência do terrível ou do sublime. Mais além do que o mito de Lilith, abordar-se-á este ponto astrológico extremamente significativo desde o conhecimento astronômico, sua interpretação simbólica e aplicação prática. Este trabalho resulta de recente e dedicada pesquisa, abarcando mais de 240 mapas, num rico diálogo teórico-prático, que possibilita trazer referências à interpretação da Lua Negra em cartas natais e seus trânsitos.
Vera Braz Mendes
12 signos, 12 experiências, 12 oportunidades
A Astrologia é uma ciência de ciclos. Todos os meses, na lunação, tem inicio um novo ciclo. Aprendermos a tirar partido desses ciclos mensais é uma excelente forma de criarmos a nossa realidade, de objectivarmos e realizarmos o potencial contido no nosso mapa natal. "O relacionamento do sol e da lua desenrola-se de acordo com um padrão ondulado de aumento e diminuição da luz, ou separação e retorno da lua para o sol. O ciclo começa na lua nova, quando a lua está perdida no brilho do sol." In O ciclo de Lunação - Dane Rudhyar
Na astrologia, o relacionamento do sol e da lua é o ponto de partida para todos os relacionamentos entre planetas. A relação sol-lua passa por diversas fases durante o ciclo. Na lua nova, a lua é impregnada pela energia vital solar, um novo ciclo de experiência começa e, por isso, é um bom momento para revermos os nossos compromissos e estabelecer objectivos, lançar sementes de acordo com o que o Céu nos propõe. Termos consciência do que está a ser proposto a cada lunação, pode ser uma mais valia extraordinária para nos reorientarmos. Como podemos então usar a lunação no sentido de fazermos uma conexão mais profunda com os ritmos naturais do Céu e com os nossos próprios ritmos pessoais, simbolizados pelo nosso Mapa Natal?
Brevemente anunciaremos o PROGRAMA!
Brevemente anunciaremos o PROGRAMA!
JUNTOS A FAZER A DIFERENÇA!
Comentários
Enviar um comentário