Diário de uma astróloga – [43] – 16 de Janeiro de 2013 - O Zodíaco em Downton Abbey

por Luiza Azancot - membro nº 15


As razões do sucesso global de Downton Abbey são múltiplas: a qualidade do texto, o nível dos actores, o tema de fim de  época, o “glamour” do inacessível, etc. Mas ainda há outra do foro astro/jungiano: se os personagens de uma história e as suas vivencias exprimem bem as características dos signos e planetas do zodíaco, um publico amplo encontra neles pontos comuns e a popularidade da serie / filme / história fica garantida.
Até agora não tinha visto Downton Abbey porque vivo em Itália onde tudo o que passa na televisão é dobrado em italiano, para mim um não não para um clássico inglês. Este Natal rectifiquei a situação com maratonas de episódios em DVD em noites sucessivas: vi toda a primeira e segunda serie.
Aí pelo terceiro episódio comecei a pensar qual seria a energia / signo do zodíaco predominante de cada personagem. Aqui ficam os resultados com as palavras que se enquadram no arquétipo a bold.

Robert, Earl of Grantham:  Leão – Sol
A estrela à volta de quem  Downton Abbey gira. É o rei prestes a perder a sua posição. Egocêntrico: conversando com a filha sobre ao seu casamento com Cora diz “a tua mãe fez-me muto feliz”. Tenta ser autoritário mas no fundo no fundo é magnânimo: toma a seu serviço Bates sabendo que não desempenhará bem as funções, e ajuda financeiramente Sybil.
Cora, Countess of Grantham:  Balança – Vénus – Juno
Elegante, equilibrada, encantadora, racionalizou o casamento de conveniência arranjado pelo pai. É a mulher dedicada, a anfitriã perfeita, capaz de ver os problemas pelos olhos dos outros. Aprecia harmonia, aceita as normas sociais que não faziam parte da educação americana.
Lady Mary Crawley: Carneiro – Marte em Caranguejo
Directa, determinada e impulsiva. Enérgica, monta a cavalo, vai à caça e satisfaz os seus desejos sexuais de uma forma imediata. A principal lutadora pela sua “casa”. Tem uma relação de competitividade com a irmã Edith.
Lady Edith Crawley: Virgem
Aparentemente destinada a tia, posiciona-se como vitima até encontrar um objectivo:  aprender a guiar e tornar-se útil  aos convalescentes e à comunidade.
Lady Sybil Crawley: Aquário - Úrano
Progressista, com consciência politica quer libertar-se das restrições sociais em que está presa, primeiro ao vestir calças e ir a uma manifestação,  depois ao atravessar a linha entre senhores e servidores indo para cozinha e finalmente quebra todas as barreiras ao apaixonar-se e casar com o motorista.
Lady Violet, Countess of Grantham: Gémeos - Mercúrio 
Apesar de ser a matriarca da família e muito tradicional, não são estas as características que marcam o seu arquétipo mas sim a sua resposta pronta. O lado mercuriano está bem em evidência pela versatilidade com que assegura ao filho Robert que “encontrará” detalhes da genealogia de Branson para tornar o casamento com Sybil aceitável socialmente. A esperteza que usa na argumentação com o padre para o convencer a celebrar o casamento de William é geminiana assim como tendência para argumentar com a Isobel Crawley, assinalando a quadratura entre os signos de Gémeos e Virgem.
Isobel Crawley: Virgem – Ceres- Quiron
Viúva, torna-se o útil no hospital de uma forma eficiente e pragmática mas usando de muito pouco tacto. É a grande mãe que se ocupada de carências de ordem social tentando aliviar os que sofrem.
Matthew Crawley:  Balança – Vénus – Pallas
Advogado, mediador, preocupado com a justiça, em fazer o que está certo, sem perder o seu charme. Atento a questões de equidade entre classes sociais.
Mrs. Hughes: Caranguejo – Lua
Impõe a sua autoridade de governanta de uma forma maternal. Manda, mas toma conta e protege como aconteceu com a Ethel. O seu domínio de acção são as outras mulheres. A sua presença é suavizante.
Mr. Carson: Capricórnio – Saturno  
Preso à tradição e ao passado resiste a qualquer mudança. Muito consciente do seu status e do da família, impõe disciplina ao seu pessoal e a si próprio não se permitindo sequer ficar doente.
Tom Branson: Sagitário – Júpiter
Tem convicções políticas e acredita firmemente na sua capacidade de ir mais longe, de ultrapassar a sua condição de motorista e tornar-se jornalista.
William Mason: Peixes  - Neptuno  
É desinteresseiro e inocente. Sonha com a sua Daisy, que se vê forçada a iludire-lo. Sacrifica-se pelo seu patrão e morre em paz.
Mr John Bates e  Anna Smith: Touro – Terra
O casal Bates tem uma presença calma e são dotados de senso comum e paciência. Procuram a estabilidade e demonstram  grande persistência na luta contra a adversidade.
Sarah O’Brien e Thomas Barrow: Escorpião – Plutão
Ambos são manipuladores e vingativos usando todos os meios para controlar a situação. 
Thomas mostra a homossexualidade que possivelmente explica parte do seu comportamento pois deve ter sofrido bastante. O’Brien revela a capacidade de transformação mostrando que tem remorsos.
Downton Abbey: Saturno em Leão na casa 3
É uma estrutura (Saturno) majestosa (Leão) onde uma pequena comunidade conversa, discute, mexerica através de portas que se abrem e fecham, corredores e escadas (casa 3).
A sobrevivência de uma serie ou de um mito está relacionado com os arquétipos do zodíaco que habitam o inconsciente colectivo.  A pureza astrológica dos personagens vai-se dissolver nas series seguintes em nome da necessidade de manter o publico interessado e dos compromissos profissionais dos actores.
Mas estas duas primeiras series divertiram não só a espectadora como a satisfizeram a astróloga.

Luiza Azancot

Comentários