Resposta a redação editorial do Jornal de Noticias

Enviada a resposta hoje a redação do respetivo jornal
Noticia publicada pelo mesmo jornal, neste link: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Justica/Interior.aspx?content_id=5049068&page=1

Exmos/as Senhores/as Direção Editorial – do Jornal de Noticias
Jornalistas: sem nome

Assunto: Artigo desajustado “Gastou 157 mil euros com astróloga para resolver problemas financeiros” publicado no Jornal de Noticias no dia 26/02/2016, versão digital

 "Exercendo o direito de resposta que a lei nos confere, artigo 24º e 25º da Lei da Imprensa, como presidente da ASPAS (Associação Portuguesa de Astrologia) gostaria de comentar e contribuir para um melhor esclarecimento dos autores, que não são referidos no jornal, assistindo-me o direito de questionar à direção editorial deste jornal, qual foi o jornalista que escreveu o referido artigo.

Como ponto prévio informo que este direito não se insere numa perspetiva de defesa de nenhuma pessoa ou denegrir nenhuma pessoa, instituição ou conceito em particular. Apenas nos move o bom nome, a credibilidade e a honorabilidade deste conhecimento milenar bem como de todos aqueles que contribuem diariamente para que a astrologia se assuma como realidade ao serviço da humanidade, independentemente das associações a outras áreas que lhe quiserem associar.

No referido artigo onde se refere à burla criada pela respetiva senhora que chamam “Dona Divina” refere-se a atividade como astróloga, onde no restante artigo escrevem que se trata, passo a citar – "jogou os búzios e referiu que alguém se tinha atravessado e que tinha de trabalhar para desfazer o mal que estava feito". Bem inoportuna, no meu entender, a "colagem" da astrologia a leitura de búzios e não cartas astrológicas, conforme a atividade do astrólogo se baseia na sua atividade profissional. Não porque tenha sobre essas realidades qualquer opinião, mas porque simplesmente estamos a falar de realidades diferentes, como qualquer pessoa minimamente informada compreende.

Entendo que tais afirmações terão sido feitas para demonstrar a ideia de que há a astrologia é uma “jogada de búzios” e tudo por igual. Demonstra apenas falta de conhecimento e por isso sem mais comentários.

Respeito o trabalho de outras áreas, mas não posso permitir que estas sejam constantemente confundidas e aplicadas pelo jornalismo como forma de dar mais publicidade enganosa.

Em nenhuma parte do artigo foi referida que a respetiva senhora, utilizou as técnicas astrológicas, mapas astrológicos, ou solicitou data de nascimento, hora e local, para poder realizar o respetivo estudo astrológico.

A ASPAS tem como principal função a credibilização da astrologia, a certificação do seu código de ética dos profissionais desta área e o fomento com outras áreas do conhecimento porque entendemos que não é com artigos jornalísticos redundantes desta natureza que contribuímos para o desenvolvimento da humanidade. Temos feito um esforço muito grande de integração em organizações mundiais de todas as áreas relacionadas. Temos orgulho de contarmos com membros/associados que se preocupam precisamente com a má utilização da astrologia, infelizmente muitas vezes tratada ao nível de horóscopos superficiais ou métodos divinatórios. Sabermos da profusão de bons e maus profissionais nesta área foi um dos motivos que nos levou à criação desta Associação e creio, estarmos a fazer um trabalho notável a este nível.

Posso garantir que a astrologia, como orientação, já ajudou a saúde, a vida sentimental e financeira de muitas pessoas, e falo-lhe da minha experiência pessoal e nunca cobramos milhares de euros para tirar “males” pois essa não é a prática da astrologia, mas sim um estudo profundo de vários anos de estudos. Acho, perdoe-me a frontalidade, falta de ética e respeito pelos outros pretender transformar a astrologia numa limpeza de males.

Todos nós, TODOS, já nos defrontamos com profissionais de todas as áreas que atentaram contra a nossa saúde, a nossa vida sentimental e financeira. E ficamos por aqui, pois de resto basta ver as noticias todos os dias para sabermos disto. Em vez de manipulação mental seria muito interessante descobrir o que se ensina em universidades de todo o mundo, o trabalho de consolidação de conhecimento um pouco por todo o lado e as experiências de vidas fantásticas que a astrologia tem permitido a tantas pessoas.

Para que possamos continuar a respeitar o precioso trabalho de ambas as partes, deixamos um alerta ao acima exposto, de forma a contribuirmos para o esclarecimento de ambas as atividades em prol de uma sociedade bem informada.

Fica o meu sincero convite.
Os melhores cumprimentos
Isabel Guimarães
Presidente

Comentários